Há exatos 15 anos, Gustavo Kuerten foi derrotado na final do Masters Series de Miami. Perder para o americano Peter Sampras foi o impulso para Guga se tornar o número 1 do mundo - feito conquistado no dia 3 de dezembro de 2000 depois de derrotar Sampras, na semifinal, e Andre Agassi, na decisão, no Masters Cup, em Portugal.
::: Confira outras notícias de Guga Kuerten
::: Mais informações de tênis
Quantas vezes você viu o maior tenista da história do Brasil quebrando uma raquete? Poucas, a derrota naquela noite em Miami fez o manezinho perder a cabeça e jogar a raquete na quadra assim que o americano definiu a partida.
Depois de um primeiro set fácil para Sampras, Guga começou a mostrar sua força. Os três últimos sets foram decididos no tie-break - 1/6, 7/6(2), 6/7(5) e 6/7(10). No último uma bola duvidosa foi marcada a favor do tenista americano.
- Esses duelo considero empatado, porque me roubaram no último set na cara de pau. Foi um jogaço, a torcida toda a favor dele. Dez mil americanos, 2 mil brasileiros, uma festa - lembrou Guga, em entrevista do DC em 2010.
A derrota marcou o catarinense. Ali, ele encontrou uma forma de jogar contra Sampras e definiu uma estratégia para o próximo encontro com o americano. O duelo foi na semifinal do Masters Cup de Portugal - competição que levou o manezinho ao top do ranking da ATP.
- Ele falhava um pouquinho mais no primeiro saque, no segundo eu normalmente ganhava o ponto quando ele sacava o segundo. O primeiro jogo que eu fiz com ele, no Masters do ano anterior, buscava tirar tempo dele para ele chegar à rede, só que eu perdia tempo na devolução, então não conseguia impactar forte. A estratégia que encontrei em Miami foi inversa, de abrir mais a quadra para que tivesse tempo para bater e não deixar ele chegar confortável à rede. Foi o que eu usei em Portugal, desde o começo - explicou.
Foi assim, que de uma derrota, que Gustavo Kuerten tirou as lições que o levaram ao topo do mundo. Partida inesquecível para o tenista, que até hoje reclama da bola de Sampras marcada como dentro.
Veja trechos do jogo com Sampras:
Báu do tênis
Há 15 anos, a derrota que levou Gustavo Kuerten ao topo do mundo
A vitória de Peter Sampras, na final de Miami, fez Guga mudar de estratégia
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: