Sete anos depois de levar o Inter-SM ao terceiro lugar do Gauchão, Paulo Porto está de volta a Santa Maria. O novo técnico alvirrubro na Divisão de Acesso foi anunciado no inicio da tarde desta segunda-feira, depois da saída de Ricardo Attolini, que deixou o cargo nesta manhã.
Ricardo Attolini não é mais técnico do Inter-SM
- Deve chegar amanhã pela manhã, quando será apresentado. Acertamos perto do meio-dia com ele - confirmou o presidente do Inter-SM, Heriberto Marquetto.
Aos 63 anos, Paulo Porto estava no Aimoré, time de São Leopoldo que terminou o Gauchão na 12ª posição. Em 2008, sob o comando de Porto, o Inter-SM foi campeão do Interior.
- O Porto tem experiência o suficiente e conhece a aldeia. Era uma preocupação nossa. E isso ajuda bastante. É um técnico que tem mercado aberto na Série A.
Quem chega junto com Paulo Porto é o preparador físico Jurandir Godzicki. Ambos trabalharam no Aimoré em 2015.
O currículo de Paulo Porto
Paulo Francisco da Silva Porto é natural de Taquari. Sua única passagem por Santa Maria foi em 2008, na bela campanha com o Inter-SM, campeão do Interior. Porto tem um currículo vencedor com times gaúchos.
Em 15 anos de carreira, o treinador é reconhecido por aprontar surpresas para a dupla Gre-Nal. Em 2007, no comando do Veranópolis, a vítima foi o Inter, que recém tinha conquistado o mundo sobre o Barcelona no Japão, e foi eliminado na primeira fase. Naquele ano, o VEC foi campeão do Interior.
Em 2012, treinando o Caxias, foi a vez de Porto bater o Grêmio. Na semifinal da Taça Piratini, o time de Caxias do Sul venceu a equipe de Vanderlei Luxemburgo nos pênaltis no Estádio Centenário. Foi à decisão, onde também venceu o Novo Hamburgo e foi campeão do turno. Contudo, na segunda parte do campeonato, a equipe caiu de rendimento e Porto acabou demitido.