A Comissão de Disciplina da Liga de Futebol Profissional da França (LFP) vai decidir na quinta-feira se o atacante sueco Zlata Ibrahimovic, do Paris Saint-Germain, merece ser punido pelas declarações polêmicas de domingo, quando criticou a arbitragem e chamou a França de "país de merda".
- Em 15 anos de carreira, nunca vi um árbitro assim. País de merda. Este país não merece o PSG - disse o atacante de 33 anos em inglês, em imagens flagradas pelo canal Infosport, quando caminhava rumo ao vestiádio depois da derrota por 3 a 2 para o Bordeaux.
Leia a reação de políticos sobre o episódio
Ibra corre risco de ser suspenso num momento importante para o clube, que disputará no dia 5 de abril o clássico com o arquirrival Olympique de Marselha.Ele chegou a pedir desculpas pelas declarações, alegando que não queria ofender "a França ou o povo francês", mas reiterando as críticas à arbitragem.
O sueco já foi punido várias vezes pela mesma comissão de disciplina, o que pode agravar seu caso. No mês passado, ele foi suspenso por dois jogos, perdendo o duplo confronto com o Monaco, pela Ligue 1 e pela Copa da França.
O sindicato dos árbitros do futebol de elite na França (SAFE) se disse "indignado" com as declarações do jogador, e ressaltou que "há limites que não podem ser ultrapassados".