O Brasil garantiu uma representante nas oitavas de final da chave feminina dos 18 anos do Campeonato Internacional juvenil de Tênis de Porto Alegre, apresentado por Gerdau e Itaú.
No início da tarde desta quarta-feira, na quadra principal da Associação Leopoldina Juvenil, a paulista Luisa Stefani, cabeça de chave número 4 da disputa, avançou ao derrotar com facilidade a norte-americana Abigail Desiatnikov por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/0, em uma hora e 50 minutos de partida.
Com um bom começo de jogo, Luisa Stefani logo impôs seu ritmo de jogo contra a norte-americana: soltando o braço, a brasileira conquistou três aces no primeiro set, mostrando estar bem mais à vontade em quadra em relação à partida de estreia, contra a japonesa Shiori Fukuda, na qual teve dificuldade para encontrar bons golpes.
Desiatnikov chegou a trocar de raquete para ver se voltava ao jogo ainda na primeira parcial, mas sem sucesso. Logo no início do segundo set, a paulista quebrou o saque da americana, que, desanimada e cansada, sentiu a superioridade da tenista do Brasil. Luisa Stefani não desacelerou o compasso e voltou a quebrar o serviço da adversária no terceiro e quinto games, para administrar a vitória.
- Ela (Desiatnikov) não me deu contraste, não estava bem, não teve ritmo de jogo. Comparando com o jogo de ontem, a oponente (Fukuda) era mais consistente. Hoje, eu errei bastante o primeiro saque, mas também acertei o segundo serviço - explicou a atleta de São Paulo.
Na próxima rodada, marcada para esta quinta-feira, dia 19, Luisa Stefani disputa uma vaga nas semifinais da competição contra a italiana Federica Mordegan, que eliminou a argentina Melany Solange Krywoj por 7/5, 3/6 e 6/2.
Favoritas avançam
Em outros resultados da chave feminina dos 18 anos na Associação Leopoldina Juvenil, as duas principais favoritas também carimbaram o passaporte às oitavas de final. Mais facilidade teve a cabeça de chave número 1, a argentina Julieta Lara Estable, que passou pela colombiana Juliana Valero por duplo 6/2.
- Como a bola aqui é mais lenta, fica mais complicado marcar ponto - analisou Estable, acrescentando que está tendo de focar mais nas oponentes ao longo dos jogos. - Mesmo assim, como não conhecia as adversárias com quem joguei até agora, precisei ir analisando o estilo delas conforme a partida avançava - completou.
Já a australiana Seone Mendez, segunda favorita da competição, passou mais trabalho para avançar sobre a italiana Anna Turati por 2 sets a 1, com parciais de 7/6 (7), 2/6 e 6/0. Além de abusar das reclamações do juiz sobre bolas na linha e dos palavrões a cada ponto perdido, o calor e sol intenso também exauriram a esquentada jogadora italiana, que precisou de atendimento médico no início do segundo set devido às câimbras na coxa esquerda. Melhor para a australiana, que creditou justamente ao preparo físico a difícil vitória.
- Minha forma me ajudou muito. Apesar de ter sofrido com as bolas baixas dela (Turati) no segundo set, consegui ser mais consistente e levar meu jogo até o fim - comemorou Mendez ao final da partida.
* ZHESPORTES