O técnico Vanderlei Luxemburgo foi suspenso preventivamente pela Federação de Futebol do Rio de Janeiro e, por enquanto, está fora do banco nos próximos jogos do Flamengo, começando a partir do duelo desta quarta-feira, contra o Bangu, no Maracanã.A suspensão preventiva dura até a realização do julgamento, marcado para segunda-feira.
Luiz Zini Pires: Vanderlei Luxemburgo quer cobrar milhões do Grêmio
O treinador foi denunciado nos artigos 243-B; 243-C; 243-D e art. 258 c/c 156, 157 I e III e 179 V e VI do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) após ter dito que é necessário "dar porrada na federação" em coletiva concedida nesta terça-feira, no Ninho do Urubu. O gancho teve base no artigo 35 do Código.
- Tem que dar porrada na federação. Vou impedir o Bressan de ser convocado para a seleção olímpica? A federação só quer que tenha cinco amadores (juniores) inscritos. Tenho o Leonardo. O trabalho do Flamengo na base está excelente. Não temos quatro, temos cinco zagueiros. Um convocado (Bressan), o Samir está lesionado e o Wallace, suspenso. Temos 23 jogadores, mais quatro a sete do departamento amador. Aí acontece tudo para que a gente possa buscar no departamento amador. Hoje tenho o Sávio, Baggio, Jorge e Jajá. Não poderia pegar um zagueiro também? Não, porque só podem cinco inscritos dos juniores, e já tinha o Daniel como terceiro goleiro. O culpado sou eu ou o futebol está feito de maneira equivocada? O que posso falar? - afirmou o treinador.
O Flamengo informou ao LANCE! que está correndo contra o tempo para conseguir um efeito suspensivo para ter Luxemburgo no banco. No entanto, o presidente do TJD-RJ, José Teixeira Fernandes, também disse ao L! que acredita não dará tempo. Ele ainda acrescentou que a suspensão preventiva não tem relação com a briga entre Fla e Ferj.
- Não tem nada a ver. A decisão não é pessoal. A Justiça Desportiva só quer saber se essa ofensa infringe o CBJD. A suspensão preventiva é prevista no artigo 35 e foi tomada em função da denúncia da procuradoria. O futebol tem que ser alegria - explicou Fernandes.
Luxemburgo passou a última semana criticando abertamente a Ferj e o presidente da federação, Rubens Lopes. Em um primeiro momento, o treinador afirmou que Rubinho não poderia assistir um jogo no camarote de Eurico Miranda, presidente do Vasco, em São Januário.
*LANCEPRESS