Uma cerimônia premiou os melhores atletas de jiu-jitsu no Rio Grande do Sul na temporada passada. O evento organizado pela Federação Gaúcha de Jiu-Jitsu (FGJJ) da modalidade entregou troféus aos melhores de suas categorias ao longo das seis etapas da Copa Prime, o circuito estadual. Esses líderes de pontuação, chamados de Top Ranking 2014, ainda irão ao mundial dos Estados Unidos da IBJJF com as despesas aéreas custeadas pela FGJJ. Tudo isso só foi possível através de uma parceria público-privada, entre Secretaria Estadual de Esporte e Lazer e Credeal, empresa patrocinadora.
- O objetivo sempre foi manter a motivação de todos os atletas e criar um incentivo a mais, por isso criamos o Top Ranking para os melhores de cada categoria e estabelecemos as viagens internacionais como premiação. Queremos fomentar cada vez mais o jiu-jitsu no Rio Grande do Sul porque temos atletas capacitados e eles merecem um calendário forte, organizado e com bons prêmios. Ainda temos margem para crescimento e isso precisa ser potencializado - analisa o faixa preta Lucas Sachs, presidente da Federação Gaúcha de Jiu-Jitsu.
Os Top Ranking que formam a Seleção Prime de 2014 são: Rodrigo Gomes Martins, da academia Marra Senki, na categoria adulto faixa branca; Dionatan dos Santos, na adulto faixa azul, Nicholas Meregali, na adulto faixa roxa, e Jhony Loreiro, na adulto faixa marrom, todos da Alliance Mario Reis. Vinicius Corrales, da Guetho Jiu Jitsu, foi o melhor na concorrida categoria adulto faixa preta. Melissa Cueto, faixa azul da Drill BJJ School, garantiu-se pelo ranking geral da categoria adulto feminino, assim como Victória Ulrich, faixa azul da Brigadeiro Brazilian Jiu Jitsu, somou mais pontos na categoria juvenil feminino. Na juvenil masculino, despontou Cristian da Costa, faixa azul da Sul Jiu Jitsu. O faixa preta Daniel Rodrigues, da Mestre Julio Secco, foi o líder na categoria Master 1 e também vai aos Estados Unidos com as passagens pagas.
- Os eventos estão impecáveis, organizados e com premiações boas, tanto que vêm atraindo atletas de outras regiões do país. O nível dos atletas se compara ao que se vê fora do Brasil. O trabalho de divulgação também está muito legal, conseguindo alcançar os atletas de vários estados. Isso é importante, porque um atleta sabe que, para ter futuro no jiu-jitsu, precisa disputar eventos assim, com esse nível de profissionalismo - comenta Dionatan dos Santos, campeão da categoria adulto masculino faixa azul.
Comemorando primeiros lugares com frequência a cada etapa, a Alliance Mario Reis foi a campeã do ranking geral de academias com 2466 pontos. A Scorpyon ficou em segundo com 2023 e a Drill BJJ completou o pódio com 1901. Essa classificação definiu a formação da comissão técnica, que terá professores das três academias. Eles também viajarão sem custo de passagens.
- Ficamos felizes pelos resultados e por tudo que ajudamos a desenvolver em 2014. Foram mais de 3.000 competidores e 5.000 espectadores nas seis etapas que realizamos em 4 cidades diferentes: Porto Alegre, Gramado, Santa Cruz e São Leopoldo. Ao todo, distribuímos cerca de 150 mil em prêmios, com viagens nacionais e internacionais. Como sempre, fica o desafio para 2015. Estamos trabalhando nisso e os atletas podem esperar um calendário pensado especificamente para eles - completa Lucas Sachs.
Confira a colocação das 10 melhores academias do circuito Prime 2014 - GERAL
1º ALLIANCE MARIO REIS | 2466 pontos
2º SCORPYON JIU JITSU | 2023 pontos
3º DRILL BJJ SCHOOL | 1901 pontos
4º GUETHO JIU-JITSU | 1435 pontos
5º SUL JIU JITSU | 1130 pontos
6º MESTRE JULIO SECCO | 806 pontos
7º ALEX TCHAKA E MICHEL MAIA BRAZILIAN JIU-JITSU | 604 pontos
8º DELARIVA | 437 pontos
9º UNION TEAM | 398 pontos
10º ASSOCIACAO GRAMADENSE DE JIU JITSU | 254 pontos
Resumo em números:
6 etapas;
4 cidades diferentes: Porto Alegre, Gramado, Santa Cruz e São Leopoldo;
3000 inscrições;
5000 espectadores;
R$ 150 mil em prêmios (viagens para disputas de competições nacionais e internacionais foram oferecidas aos campeões)
*ZHEsportes