A audiência realizada nesta quarta-feira para garantir a suspensão condicional do processo que apura o crime de promoção de violência em evento esportivo contou com a presença de 16 torcedores envolvidos na pancadaria durante a partida entre Atlético-PR e Vasco da Gama, na Arena Joinville, pelo Brasileirão 2013.
Eram esperados 22 réus no Fórum de Joinville, mas seis deles não compareceram e devem apresentar resposta à proposta de suspensão do processo por meio de cartas precatórias expedidas para fora de Joinville.
Conforme proposto pelo Ministério Público, o juiz substituto da 1ª Vara Criminal, Fernando Speck de Souza, determinou cinco condições aos 16 acusados: eles deverão comparecer mensalmente em juízo pelos próximos dois anos, não poderão frequentar eventos esportivos neste mesmo prazo, não poderão deixar as cidades de origem por mais de 15 dias sem aviso prévio, além de não poderem mudar de endereço sem comunicar a Justiça e ainda terão de pagar os custos do processo.
>> Leia as últimas notícias sobre Joinville e região no AN.com.br
Ao menos dois torcedores se posicionaram contra as restrições - um deles pretendia a chamada transação penal (quando eventual pena é revertida em serviços comunitários, por exemplo) e outro a redução do tempo afastado dos estádios - mas o juiz não acatou os pedidos.
Assim, o processo ainda tramitará para esses dois torcedores porque as defesas entendem que as restrições seriam prejudiciais aos réus. Já o restante dos réus, se não tiverem mais problemas com a Justiça nos próximos dois anos e cumprirem as medidas impostas, terão as acusações arquivadas. Caso contrário, a denúncia volta à tona.
Os demais torcedores, que já tinham ficha criminal e não tiveram direito à suspensão do processo ou respondem pelo crime de tentativa de homicídio, ainda terão de continuar respondendo a processo.
O vascaíno Leone Mendes da Silva, inclusive, será levado a júri popular em data a ser agendada. Outros seis torcedores respondem pelo crime de tentativa de homicídio e também devem ir a júri em Joinville.
Barbárie na Arena
Audiência garante suspensão do processo para 14 envolvidos em pancadaria na Arena Joinville
Torcedores terão de cumprir medidas restritivas nos próximos dois anos. Dois réus recusaram a proposta.
GZH faz parte do The Trust Project