O dia 26 de novembro de 2005 nunca vai sair da memória do torcedor gremista. O capítulo que ficou conhecido como "A Batalha dos Aflitos" terminou com o pesadelo Tricolor de disputar a Série B do Brasileiro e recolocou o time gaúcho na primeira divisão do campeonato nacional. A partida que terminou com quatro jogadores expulsos pelo lado do Grêmio e uma vitória heroica vinda dos pés do então garoto Anderson, mexeu com o coração da torcida naquele sábado.
A partida entre Grêmio e Náutico definia uma das vagas na Série A do Campeonato Brasileiro do ano seguinte. Os dois times participavam de um quadrangular que ainda contava com Santa Cruz e Portuguesa. Os dois primeiros subiriam. Na última rodada, o Tricolor precisava de um empate para garantir o acesso e de uma vitória para ter o título.
Mano Menezes escalou: Galatto; Patrício, Domingos, Pereira e Escalona; Nunes, Sandro Goiano, Marcelo Costa e Marcel; Ricardinho e Lipatin. Logo aos 32 minutos o Náutico teve um pênalti a seu favor. Bruno Carvalho mandou na trave. Escalona foi o primeiro expulso, após receber o segundo amarelo por colocar a mão na bola. Em seguida o lance que mudou o rumo do jogo.
Bola chutada para o gol gremista e o juiz marca mão de Patrício. Pênalti para o Náutico. Na confusão, Patrício, Nunes e Domingos são expulsos deixando o Tricolor com sete em campo. Na cobrança Ademar bateu e Galatto defendeu, segurando o empate que era necessário para o Grêmio voltar para a Série A.
Na jogada seguinte, o garoto Anderson, que acabara de entrar, faz grande jogada, invade a área e faz o gol gremista para delírio da torcida. Com o 1 a 0 levado até o final do jogo, o time de Mano voltou à elite do futebol brasileiro e levou o título.
Ouça o gol de Anderson: