O clássico Gre-Nal 403 deste domingo, às 17h, na Arena do Grêmio, tem um tempero especial. Se o Grêmio busca uma vitória depois de dois anos de jejum na rivalidade, enquanto o Inter tenta manter o retrospecto superior, há também uma vaga na próxima Copa Libertadores da América em jogo. Quem vencer, se coloca em condição muito favorável para carimbar presença na competição continental, diminuindo a distância para a pontuação projetada para isso.
>> Ouça todos os gols do Inter no Brasileirão 2014
>> Ouça todos os gols do Grêmio no Brasileirão 2014
Os números atuais do Brasileirão indicam uma projeção clara: 65 pontos ao final do campeonato para terminar no G-4. O clube que alcançar tal meta dificilmente perderá a vaga. Atualmente o Fluminense está com o último ingresso para a Libertadores, somando 54 pontos e com 56,3% de aproveitamento. A questão é que outros três clubes (Atlético-MG, Grêmio e Corinthians) têm a mesma campanha e só estão atrás por conta dos critérios de desempates.
Por isso, coloquemos o aproveitamento um pouco superior para projetar, com garantias (sem se preocupar com critérios), com quantos pontos é necessário o time somar no final da competição para estar na Libertadores de 2015. Assim, vamos usar 57% de aproveitamento para isso. Fazendo a projeção, chegaremos ao número de 65 pontos.
O Inter, atual terceiro colocado com 56 pontos, precisa de 9 pontos para chegar à tal meta. Faltam sete jogos (21 pontos) para isso, sendo que jogará ainda três partidas no Beira-Rio depois do Gre-Nal: contra Goiás, Atlético-MG e Palmeiras.
Já o Grêmio, quinto colocado com 54 pontos, precisa de 11 para atingir o objetivo. Terá também sete jogos para isso, mas com apenas duas partidas em seus domínios depois do clássico: Cruzeiro e Flamengo.
Últimos jogos do Inter
- Goiás (Beira-Rio)
- São Paulo (Morumbi)
- Atlético-MG (Beira-Rio)
- Palmeiras (Beira-Rio)
- Figueirense (Orlando Scarpelli)
Últimos jogos do Grêmio
- Criciúma (Heriberto Hülse)
- Cruzeiro (Arena do Grêmio)
- Corinthians (Arena Corinthians)
- Bahia (Fonte Nova)
- Flamengo (Arena do Grêmio)