Em meio ao jogo contra a Austrália, o técnico da Holanda teve um contratempo que acabou ajudando. O zagueiro Bruno Martins Indi se machucou no final do primeiro tempo e, na opinião do próprio Louis Van Gaal, o lance acabou decidindo a partida a favor de sua equipe.
Veja a tabela dos jogos da Copa do Mundo
Guia das cidades-sede: confira dicas sobre as capitais da Copa
Veja o guia alfabético das maiores personalidades dos mundiais
Ele admitiu que só decidiu mudar o sistema de jogo da equipe depois da lesão sofrida pelo defensor, que deu lugar ao meia Depay, justamente o autor de passe para o gol de Van Persie e autor do gol da vitória de 3 a 2. A partir disso, Van Gaal reconhece que sua equipe voltou muito melhor na etapa final.
O treinador holandês não admitiu, no entanto, que ele tenha errado na escalação da Holanda e facilitado o domínio da Austrália em certos momentos do jogo. Van Gaal criticou os erros dos jogadores, principalmente de passes, que para ele determinaram os problemas na partida.
Mesmo assim, evitou criar qualquer crise, até porque tem em mãos uma das favoritas ao título: “Preciso parabenizar a equipe. Parabéns a eles, porque a virada foi realmente excelente. Corrigir os erros a tempo da vitória foi fundamental”, avaliou Van Gaal.
O técnico holandês disse que estava confiante na vitória no segundo tempo, especialmente depois que a Holanda passou a ter mais chances de gol. Ele elogiou muito o atacante Van Persie, pela inteligência no segundo gol, quando escapou da linha de impedimento.
Sobre Bruno Martins Indi, o treinador relatou que o zagueiro sofreu traumatismo na cabeça e será reavaliado após exames. Se confirmada a lesão, o atleta deverá parar por uma semana e ficar fora do confronto diante do Chile, na última rodada da fase de grupos da Copa.
Van Gaal relatou ainda uma curiosidade no vestiário pós-jogo da Holanda no Beira-Rio. O Rei Willem Alexander e a Rainha Maxima Zorriegueta, antes de saírem de Porto Alegre, visitaram os jogadores para darem os parabéns pela vitória.