Lábios
Luiz Felipe Scolari vem sendo altamente liberal com as emissoras de televisão. Já deu entrevistas exclusivas, participou de programas e liberou jogadores para isto. De domingo para cá, houve um revés. Uma matéria com leitura labial de suas palavras no jogo de estreia contra a Croácia, porém, deixou Felipão contrariado. O material foi apresentado no programa Fantástico.
Veja a tabela dos jogos da Copa do Mundo
Guia das cidades-sede: confira dicas sobre as capitais da Copa
Veja o guia alfabético das maiores personalidades dos mundiais
Olheira
Felipão na entrevista coletiva tinha uma preocupação além de tentar esconder a provável ausência de Hulk no jogo do Castelão. Um terçol no olho direito fez com que o treinador ficasse lacrimejando e com a vista totalmente congestionada e lambuzada de pomada, o que era agravado pelas fortes luzes que o iluminavam. O técnico mal podia olhar para os repórteres, mas mostrou bom humor depois que Thiago Silva disse que para a substituição de Hulk bastava fechar os olhos e escolher alguém. “Eu já estou com um fechado. Amanhã eu escolho”, brincou.
Atenta
O trabalho da psicóloga Regina Brandão será permanente na Seleção Brasileira, repetindo o que fez na Copa das Confederações. Ela comparece inclusive aos treinos, ficando isolada na área de imprensa para fazer observações e anotar num caderno que carrega. Ao ser abordada durante o treinamento no Castelão para uma pequena entrevista, pediu desculpas e justificou: “Estou em trabalho”.
Só um
Não há outro plano treinado por Felipão para a substituição de Hulk contra o México. Apenas Ramires foi treinado, tanto na Granja Comary no domingo, como na véspera do jogo no treino fechado do Castelão. Antes disso, em outras oportunidades, tanto Willian como Bernard foram colocados na vaga de Hulk. O adversário e suas características é que está determinando a opção pelo ex-jogador do Cruzeiro.
Liberado
Em São Paulo era quase um estado de sítio. As quadras ao redor do hotel do Brasil estavam fechadas e até moradores tinham que se identificar para entrar em casa. Não faltavam policiais e agentes de segurança. Tudo em função de uma cidade que tinha a fama de ser hostil à Seleção Brasileira. Em Fortaleza tudo diferente. Credenciados podiam acessar o saguão do Marina Park Hotel e até ver alguns jogadores como Daniel Alves e Fernandinho caminhando pelo cais. Nos arredores a galera ficou à espera dos deslocamentos junto aos portões.
Descanso
Após o jogo contra o México tem folga para a Seleção. Os jogadores só precisam se apresentar na 5ª feira no final da manhã no Rio de Janeiro para a viagem rumo a Teresópolis. Alguns saem do Ceará para outros estados, mas muitos chamaram as famílias para o Nordeste e ficarão ao lado delas. Depois da partida contra a República dos Camarões também haverá liberação.
Comoção
O ônibus da Seleção cercado por torcedores como se fosse carregado pela galera foi a cena que confirmou tudo o que se fala dos cearenses e o apreço que têm pelo time de Felipão. Parecia que a torcida carregava a delegação. O Castelão passará a ser o estádio em que Luiz Felipe mais dirigiu o time brasileiro. Contra o México na Copa será o quarto confronto em que a Família Scolari se apresenta no Ceará. Em 2002 houve a despedida antes da Copa, numa vitória sobre a Iugoslávia. Depois, na volta do penta, houve a despedida do treinador naquela passagem numa derrota para o Paraguai. No ano passado na Copa das Confederações aconteceu a vitória sobre os mexicanos por 2 x 0. Até hoje o outro estádio a sediar tês jogos do Brasil sob o comando de Felipão é o Pascual Guerrero, em Cáli, na Colômbia, onde foi jogada a Copa América de 2001.
Taça do Mundo – Thomas Muller – Atacante alemão fez três gols na estreia, começou a se candidatar a recordes na história das copas e ratificou a condição de favorita de sua seleção.
Troféu Abacaxi – Pepe – Zagueiro brasileiro que joga em Portugal ratificou a condição de truculento, desequilibrado e inconfiável. Vexame na Copa ao dar cabeçada em alemão e ser expulso.