A Secretaria de Segurança do Estado trabalha com a previsão de que 80 mil argentinos venham a Porto Alegre para o jogo desta quarta-feira (23) contra Nigéria, no estádio Beira-Rio. Em entrevista ao Gaúcha Atualidade nesta segunda-feira, o secretário de Segurança, Airton Michels, diz que a expectativa de 80 mil torcedores é segundo a previsão de autoridades argentinas, mas que as forças de segurança se preparam para receber até mais argentinos.
" Inclusive se trabalhou com a hipótese de mais de 100 mil torcedores vindo para cá", admite Michels.
No entanto, o secretário acredita que pela lógica de ingressos vendidos para argentinos e pela própria classificação da seleção, o número pode ser menor do que o previsto.
A Copa tem sido festiva, por isso a preocupação maior não é com o grande número de estrangeiros na Capital, mas com os barra bravas, torcedores considerados violentos. Michels destaca que desde dezembro foram fortalecidades as relações com autoridades argentinas, que ofereceram uma lista de torcedores que na Argentina já têm restrições para entrar em estádios. Mais de 2 mil barra bravas estão impedidos de entrar no País e 10 já foram barrados.
Na fronteira de Uruguaiana, a média de torcedores que ingressam no Rio Grande do Sul, desde sexta-feira, é de 1,3 mil argentinos. Dentro do Beira-Rio, são esperados 18 mil argentinos. Para reforçar a segurança, a Fifa autorizou a presença da Brigada Militar no estádio.