Alívio em campo, amargura mantida fora dele. A relação entre jornalistas argelinos e o técnico Vahid Halilhodzic desandou em Porto Alegre. Criticado abertamente antes do jogo diante da Coreia do Sul, neste domingo (22) no Beira-Rio, o treinador bósnio que trabalha na Argélia aproveitou o resultado para atacar a imprensa.
Veja a tabela dos jogos da Copa do Mundo
Guia das cidades-sede: confira dicas sobre as capitais da Copa
Veja o guia alfabético das maiores personalidades dos mundiais
Em uma “cutucada” explícita, Halilhodzic disparou de cara: “algumas pessoas podem não ter ficado felizes com essa vitória, mas conseguimos. Vocês sempre me criticam, mas os torcedores demonstram ter confiança em nós. Tenho pena de vocês”, disse em tom de provocação aos jornalistas.
Bronca à parte, o treinador da Argélia dedicou a vitória a todos os torcedores africanos e ao povo argelino, que “aguarda há bastante tempo por um resultado assim”, afirmou. “Ficamos muito chateados pelas críticas recebidas na derrota diante da Bélgica, que é uma das grandes seleções da Copa. Naquele jogo, demos bobeira por 10 minutos e perdemos. Hoje, eu disse aos jogadores para não sofrer gol nos 15 primeiros minutos. E deu certo”.
Sobre as cinco mudanças no time em relação à derrota na primeira rodada, Halilhodzic afirmou que elas já estavam previstas e foram muito bem treinadas nas últimas semanas de preparação para a Copa.
Para Halilhodzic, a vitória deste domingo no Beira-Rio mantém o sonho de seguir vivo na Copa e ir até as oitavas. A Argélia terá a vantagem do empate diante da Rússia, na última rodada da fase de grupos, em Curitiba. Se conseguir a classificação, terá feito história: nunca os argelinos frequentaram as oitavas de final de uma Copa do Mundo.