Fotos, documentos e taças compõe a exposição “Sport Club Rio Grande: Trajetória do Futebol Veterano”, que fica no Sobrado dos Azulejos até o dia 8 de julho. A história do Sport Clube Rio Grande se confunde com a chegada do futebol no Brasil. Fundado em 1900, o clube é o mais antigo do País em atividade. O pioneirismo é reconhecido pela CBF, que fixou 19 de julho, data de fundação do Rio Grande, como o dia do futebol.
Imigrantes alemães e ingleses, que chegaram a Rio Grande pelo Porto, trouxeram o esporte que já era praticado na Europa. Assim, o Rio Grande começou a difundir o futebol pelo Estado. Grêmio e Inter só surgiram após seguirem o exemplo. Toda a história está presente no memorial do Sport Club Rio Grande. O período escolhido para a mostra não é só coincidência com o início da Copa do Mundo no Brasil, conforme a diretora do acervo, Helena Portela:
”Essa exposição, na realidade, vem para levar para a comunidade da cidade de Rio Grande a importância do clube de futebol mais antigo do País ainda existir. Neste acervo há todo um relato de como começou o futebol no Rio Grande do Sul. E também levantando a questão de não existir em protocolo da Fifa nenhuma menção valorizando a história desse clube tão rico que é."
O Sport Club Rio Grande foi campeão gaúcho em 1936. Agora, em 2014, foi campeão do primeiro turno da terceira divisão. No ano que vem, o clube disputa a divisão de acesso do Gauchão. A exposição está aberta para visitação de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h30.