Faltando 19 dias para a retomada do Brasileirão, o técnico Enderson Moreira mostra a mesma tranquilidade que demonstrou ao longo de todo o primeiro semestre de 2014 no comando do Grêmio. Nos treinos, ele indicou mudanças na base de time do Gauchão, Libertadores e nove rodadas de Brasileirão. Mesmo assim, o treinador gremista evita dar pistas sobre o que vai fazer daqui para a frente.
"É muito prematuro ainda para ter uma definição. Eu falo sempre com eles (jogadores): eu vou iniciar o trabalho com a equipe, mas dificilmente vou terminar com uma equipe. São apenas observações. A gente tem tempo para isso", avalia Enderson.
Uma das tentativas nos últimos treinos é a colocação de Matheus Biteco como volante, na vaga que era ocupada por Edinho. Segundo o treinador, a alteração ocorre para o jovem receba oportunidades que outros volantes receberam e para que Biteco seja melhor observado: "achei que fosse interessante nesse reinício de trabalho, já que é um jogador que estava merecendo. Mas ainda é muito cedo para ter qualquer tipo de conclusão.
A lateral-esquerda, claramente, também preocupa Enderson Moreira. Tanto que, no treino desta sexta-feira, ele começou o coletivo em campo reduzido com Breno e depois improvisou o zagueiro Saimon na posição. Nos últimos dias, o recém contratado Marquinhos Pedroso também foi utilizado.
No restante da equipe, as mudanças ocorrem do meio para a frente. Esta semana, Alan Ruiz ganhou lugar entre os titulares, ao lado de Giuliano e Luan. Nesta sexta-feira, no entanto, a ausência de Luan por ter tido um trauma no tornozelo direito fez com o que técnico colocasse Dudu no meio-campo. Barcos continua sendo o único atacante de referência. O lateral-direito Matias Rodriguez entrou no lugar de Pará na parte final do treino desta sexta-feira, assim como o volante Fellipe Bastos, que veio do Vasco.
Com mudanças em relação ao time que terminou a primeira parte do Brasileirão, Enderson Moreira colocou em campo no trabalho desta sexta-feira à tarde um time com Marcelo Grohe, Pará, Rhodolfo, Geromel e Breno; Matheus Biteco, Ramiro, Alan Ruiz, Giuliano e Dudu; Barcos.
Ouça a entrevista de Enderson Moreira