O aguardado momento desde que o País foi anunciado como sede da Copa de 2014, em 30 de outubro de 2007, está prestes a acontecer. Às 17h desta quinta-feira, a Seleção Brasileira, comandada por Luiz Felipe Scolari, dará início àquela que pode ser a consagração de uma nova geração de jogadores, caso tenha êxito e conquiste o hexacampeonato da competição. Uma virtude não só dos atletas, muitos deles disputam seu primeiro Mundial, mas do comandante Felipão, o último técnico a conquistar o torneio à frente da equipe, em 2002.
Veja a tabela dos jogos da Copa do Mundo
Guia das cidades-sede: confira dicas sobre as capitais da Copa
Veja o guia alfabético das maiores personalidades dos mundiais
Mas outro grande momento é aguardado para esta quinta-feira: a cerimônia de abertura do Mundial.
A festa está marcada para às 15h15min e terá cerca de 25 minutos de duração. Os 61 mil torcedores presentes na Arena Corinthians, em São Paulo, e os bilhões de telespectadores, assistirão uma homenagem à cultura brasileira. Dançarinos, capoeiristas, ginastas, entre outros artistas farão uma festa sobre a natureza, a dança, o futebol e também à ciência.
O grande momento da festa será o pontapé inicial simbólico da partida, que será dado por um paciente paraplégico. Movimentando uma veste robótica controlada pela atividade cerebral (exoesqueleto), ele irá se levantar de uma cadeira de rodas, caminhar por cerca de 25 metros no campo e dar o primeiro chute da Copa. Será uma demonstração do projeto Andar de Novo, comandado pelo brasileiro e neurocientista Miguel Nicolelis. O projeto é um consórcio formado por 156 cientistas, engenheiros e técnicos de universidades e institutos de pesquisa distribuídos pelo mundo. O exoesqueleto foi apelidado pelos pesquisadores de Exo BRA-Santos Dumont. O paciente que participará da demonstração do projeto carregará consigo um lenço que pertenceu a Alberto Santos Dumont.
Elenco
Mais de 600 bailarinos entrarão em campo antes dos jogadores para mostrar a diversidade do país anfitrião, comandados pela belga Daphné Cornez, diretora artística do show. Entre os participantes da cerimo¿nia, estarão cerca de 60 atletas de ginástica acrobática e de trampolim.
Atração principal
O elemento principal do espetáculo é uma “bola viva”, com mais de 90 mil clusters com 7 mil nits de luminosidade, e que se movimenta durante o show, dividido em quatro atos:
Ato 1: Natureza: maravilhas minerais e vegetais
Ato 2: Pessoas: alegria de viver, diversidade e paixa¿o pela mu¿sica e pela danc¿a
Ato 3: Futebol: uma verdadeira arte brasileira
Chefes de Estado
Onze chefes de Estado estarão presentes para acompanhar a cerimônia de abertura no Itaquerão, ao lado da presidente Dilma Rousseff e do secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon.
Confirmaram presença, segundo o Palácio do Planalto:
- O primeiro-ministro da Croácia, Zorán Milanovic;
- A presidente do Chile, Michelle Bachelet;
- O presidente do Equador, Rafael Correa;
- O presidente do Uruguai, José Mujica;
- O presidente de Gana, John Dramani Mahama;
- O presidente de Angola, José Eduardo dos Santos;
- O presidente da Bolívia, Evo Morales;
- O presidente do Gabão, Ali Bongo Odimba;
- O presidente do Paraguai, Horácio Cartes;
- O presidente do Suriname, Desiré Delano Bouterse;
- O emir do Catar, Tamin Bin Hamad Al Thani.
Ato final
A performance e apresentac¿a¿o da mu¿sica oficial da Copa “We Are One” está prevista para acontecer no final da cerimônia. O rapper Pitbull, a cantora brasileira Cláudia Leitte e a cantora norte-americana Jennifer Lopez farão a apresentação acompanhados pelos ritmistas do Olodum.
Preparação e curiosidades
Os organizadores estimam que cada minuto do show representará 20 horas de preparação artística. Até o momento da cerimônia, serão 84 horas de ensaio, sendo que cada hora ensaiando requer outras seis de preparação. Outro cuidado foi o desenvolvimento de vocabulário artístico: para isso, 150 horas de workshop foram realizadas desde março. Compor a trilha sonora também foi um trabalho longo: durou dois meses e meio.
Por trás do figurino, estão 15 costureiras, 120 mil metros de tecido, 50 mil metros de linhas, outras 50 mil pedrarias e cristais, 300 metros de zíper e 606 adereços, para que a emoção da abertura do Mundial comece bem antes do começo da partida.
Confira a música oficial da Copa do Mundo de 2014: