Pelo menos cinco pessoas ficaram feridas após a Brigada Militar usar bombas de efeito moral para impedir o prosseguimento de um protesto entre as avenidas João Pessoa e Salgado Filho, no centro de Porto Alegre, na tarde desta quarta-feira (18).
A manifestação foi convocada pelo Bloco de Luta e reuniu cerca de 100 pessoas na Praça Argentina. A Brigada Militar deslocou centenas de policiais para a região e bloqueou todos os acessos, restringindo a manifestação à esquina das avenidas João Pessoa e André da Rocha.
A organização da marcha afirmou que o objetivo era caminhar pela avenida Salgado Filho e distribuir 5 mil panfletos com os argumentos contra a realização da Copa do Mundo. Os manifestantes citaram as remoções para obras de mobilidade e cobraram investimentos em saúde e educação.
Mesmo que os manifestantes não tenham provocado vandalismo ou atacado as tropas da BM, o Pelotão de Choque disparou pelo menos cinco bombas de efeito moral quando a marcha se aproximou do bloqueio formado no viaduto sobre a avenida Salgado Filho. Dois jornalistas e três manifestantes ficaram feridos sem gravidade por estilhaços que atingiram as pernas.
Após a ação da BM os manifestantes seguiram com a marcha para o lado oposto e encerraram o protesto no Largo Zumbi dos Palmares, no bairro Cidade Baixa.