O Grêmio ganhou da Chapecoense neste domingo (11), na Arena Condá, pelo placar de 2 a 1. Depois de 569 minutos sem marcar, Barcos foi autor de dois gols e eleito o craque da partida pela equipe da Rádio Gaúcha.
O Tricolor sobe na tabela e, na pior das hipóteses, termina a quarta rodada na sétima posição, podendo ser ultrapassado por Bahia ou Vitória e Sport Recife.
Confira o resumo detalhado da partida:
1º tempo
A primeira etapa de Grêmio e Chapecoense pode ser dividida em dois cenários. Ato 1: Um time da casa honrando o exército de 19.175 expectadores que compareceu à Arena Condá acuando o oponente. Perdidos e sem rumo dentro de campo, os gremistas quase cederam. Nos 20 primeiros minutos, Marcelo Grohe foi responsável pelo 0 a 0 no placar. Em três chances de Régis, Ricardo Conceição e Leandro, o goleiro gremista fez boas defesas. A ausência do terceiro volante parecia sobrecarregar os gaúchos. Edinho e Riveros não conseguiam segurar o galope dos cavaleiros da Chape, que não tiveram qualidade suficiente para destruir as barreiras do tricolor.
Ato 2: Um lance capital transformou a partida. Insatisfeito com a atuação gremista, o velocista Dudu achou espaço para tabelar com Barcos. A finalização de bico foi defendida por Danilo, que não imaginava o que aconteceria nos minutos seguintes. O Grêmio ganhou reforços e partiu para cima. Aos 31 minutos, Pará, criticado nos cruzamentos, cobrou escanteio pela direita. Alán Ruiz de cabeça assistiu Barcos que, depois de 569 minutos sem marcar, empurrou para o fundo do gol. Aos 34, a Chapecoense também balançou as redes, mas de forma irregular. O assistente Heronildo Freitas da Silva assinalou corretamente o impedimento de Ricardo Conceição.
2º tempo
O segundo tempo começou de forma muito semelhante ao primeiro. Até os 20 minutos, a Chapecoense dominou o jogo. Bola na trave e rebote salvo na pequena área pela zaga do Grêmio nos primeiros 60 segundos. A iniciativa era do time da casa, mas a efetividade, só dos visitantes. Água mole, pedra dura, tanto bate, mas não fura. O Pirata precisou de mais 35 minutos para marcar novamente. Em contra-ataque, Luan fez boa jogada e encontrou Dudu no lado esquerdo. O meia-atacante serviu Barcos que, como um bom consumidor, limpou o zagueiro e finalizou no canto do estático goleiro da Chape.
Na comemoração, o centroavante gremista foi punido com um cartão amarelo por ter provocado a torcida adversária. Já nos acréscimos, Tiago Luis, que entrou no segundo tempo, descontou para a Chapecoense no rebote de Marcelo Grohe, mas a vitória tricolor estava definida.
Ficha Técnica:
CHAPECOENSE 1 X 2 GRÊMIO
Local: Arena Condá - Chapecó / SC
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA)
CHAPECOENSE: Danilo; Ednei, Rafael Lima, André Paulino e Neuton; Abuda (Alemão), Diones, Ricardo Conceição e Régis (Neném); Fabinho Alves (Tiago Luís) e Leandro. Técnico: Gilmar Dal Pozzo
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Pará, Werley, Bressan e Wendell; Edinho, Riveros, Alán Ruiz (Luan), Rodriguinho (Ramiro) e Dudu; Barcos. Técnico: Enderson Moreira.
Cartões amarelos: André Paulino e Rafael Lima (Chapecoense); Dudu, Edinho e Barcos (Grêmio)
Gols: Barcos duas vezes (Grêmio); Thiago Luís (Chapecoense)
Ouça os gols da partida:
Barcos amplia. Chapecoense 0 x 2 Grêmio.
Tiago Luis desconta. Chapecoense 1 x 2 Grêmio.
Barcos abre o placar. Chapecoense 0 x 1 Grêmio.