Agora é oficial, mais um estádio da Copa só vai ficar pronto em maio. Pelos relatórios recebidos pelo Comitê Organizador Local (COL), no Rio de Janeiro, a instalação dos assentos da Arena Pantanal, em Cuiabá, será finalizada apenas no dia 6 de maio, 36 dias antes do início do Mundial.
Em Curitiba e São Paulo, a previsão é de conclusão das obras no dia 15 de maio. São Paulo vai receber a abertura do evento, no dia 12 de junho, com Brasil x Croácia.
Estas três arenas, as únicas ainda não inauguradas, representam a grande preocupação da FIFA. A questão da colocação dos assentos é considerada fundamental, pois existe a necessidade de verificação completa para saber se o mapa de ingressos vendidos na internet é correspondente ao que foi instalado pelas construtoras. Outro ponto importante é a infraestrutura para as transmissões.
O prazo considerado ideal pela Fifa é de 90 dias para a montagem desta aparelhagem. Pelo cronograma, este trabalho teria que começar esta semana, o que é simplesmente impossível.
No caso destas três cidades a aflição é tão grande que alguns testes já vão começar antes mesmo do término das obras. Em Cuiabá está prevista para este mês uma cerimônia com a presença da presidente Dilma Rousseff e um jogo festivo. O primeiro confronto oficial será no dia 2 de abril entre Mixto x Santos, pela Copa do Brasil. Depois, ainda em abril, serão disputadas a final do campeonato estadual e a partida Luverdense x Vasco, pela série B.
Todos os jogos com capacidade reduzida, afinal as obras estarão inacabadas. Sobre a Arena Corinthians e a Arena da Baixada, o COL monitora a situação e aguarda informações sobre as datas e eventos inaugurais dos dois estádios.