O espanhol Rafael Nadal, tenista número um do mundo, derrotou nesta quinta-feira o canadense Milos Raonic, por 4-6, 6-2 e 6-4, e avançou às semifinais do Masters 1000 de Miami.´Nadal disputará a semifinal contra o checo Tomas Berdych, sétimo cabeça de chave, que bateu o ucraniano Alexandr Dolgopolov (N.22), por 6-4 e 7-6 (7/3).
No primeiro set, Nadal foi dominado pelo potente saque de Raonic (de até 144 km/h), que lhe permitiu o total de oito aces na partida. No segundo, Nadal quebrou o serviço do canadense por duas vezes, para abrir 3-0 e encarrilhar a vitória.
- Quando quebrei (o serviço) no segundo set, sabia que, se fizesse a coisa certa, fecharia o set a meu favor - revelou Nadal.
O potente saque de Raonic também pesou contra o canadense, que cometeu cinco duplas faltas, sendo três no segundo set. No terceiro set, Nadal quebrou o serviço de Raonic no sétimo game e chegou a 4-3 com o saque na mão.
- É um jogador incrível, muito agressivo, um dos jovens que vão longe neste circuito. Ele jogou muito bem, é um dos serviços mais potentes do circuito - disse Nadal sobre Raonic.
Sobre seu próximo jogo, Nadal estimou que Berdych "é um adversário muito difícil, agressivo e com excelente saque; e tenho que ser ainda mais agressivo". Berdych, sétimo cabeça de chave, venceu nesta quinta o ucraniano Alexandr Dolgopolov (N.22), por parciais de 6-4 e 7-6 (7/3).
Já na chave feminina, a americana Serena Williams, número 1 do mundo, garantiu a primeira vaga na final eliminando a "freguesa" russa Maria Sharapova (N.4) em dois sets, 6-4, 6-3. A adversária da americana na decisão será a chinesa Na Li (N.2), que derrotou a eslovaca Dominika Cibulkova (N.10) na segunda semifinal por 7-5, 2-6, 6-3.
Serena chegou a estar perdendo por 4-1 no primeiro set quando mostrou porque é a melhor tenista do mundo, virando a partida e levando o primeiro set com certa facilidade. A americana contou com cinco aces e duas quebras de saque da russa no caminho.
Com a vitória, Serena tem agora 16 vitórias em 18 confrontos com a musa russa, que não sabe o que é derrotar a número 1 do mundo desde 2004.
Resultados desta quinta-feira no Masters 1000 de Miami:
Simples Masculino (Quartas de final):
Tomas Berdych (TCH/N.7) x Alexandr Dolgopolov (UCR/N.22) 6-4, 7-6 (7/3)
Rafael Nadal (ESP/N.1) x Milos Raonic (CAN/N.12) 4-6, 6-2, 6-4
Simples Feminino (Semifinais):
Serena Williams (EUA/N.1) a Maria Sharapova (RUS/N.4) 6-4, 6-3
Na Li ((CHN/N.2) x Dominika Cibulkova (SVQ/N.10) 7-5, 2-6, 6-3