A escalação de Paulo Josué pelo Passo Fundo pode tirar até oito pontos dos nove conquistados pelo clube. O meia, emprestado pelo Juventude, atuou pelo Passo Fundo contra Aimoré e Veranópolis. O jogador chegou ao Vermelhão da Serra entre a quinta e sexta rodada da competição.
Conforme o artigo 58 do regulamento, "os atletas poderão se transferir, com condição de jogo, para outro clube disputante da competição até a quarta rodada do certame, inclusive, mesmo que tenham disputado partidas do Gauchão 2014. Caso tenha sido penalizado no campeonato, cumprirá a penalização no novo clube". A quarta rodada foi disputada nos dias 29 e 30 de janeiro.
O Passo Fundo argumenta que o jogo da segunda rodada entre São Paulo-RG e Brasil-Pel foi disputada no dia 12 de fevereiro. O clube entende que como a segunda rodada ainda estava em aberto e a inscrição era permitida até a quarta, o meia Paulo Josué poderia jogar, conforme nota publicada no facebook oficial do clube.
Leia a nota do Passo Fundo
"Tendo em vista os boatos que circulam sobre a perda de pontos do Esporte Clube Passo Fundo, a direção esclarece: até o momento, não existe nenhum processo correndo contra o Esporte Clube Passo Fundo e o clube irá se pronunciar à medida que algo de concreto existir. Lembramos, no entanto, que a segunda rodada do Campeonato Gaúcho de 2014 só foi concluída com a realização do jogo entre São Paulo 0 x 0 Brasil de Pelotas no Estádio Aldo Dapuzzo, no dia 12 de Fevereiro de 2014. Sendo o que tínhamos para o momento, a direção agradece o apoio e a compreensão do torcedor.
Selvino Adair Ferrão
Presidente Esporte Clube Passo Fundo"