A Federação Equatoriana de Futebol decidiu mudar a cidade em que a sua seleção ficará sediada durante a Copa do Mundo, que será disputada no Brasil entre os dias 12 de junho e 13 de julho. Inicialmente programada para ficar em Vitória, capital do Espírito Santo, os equatorianos terão Viamão, no Rio Grande do Sul, como sua base.
O equatoriano Martin Sosa, acredita que as seleções brasileira e espanhola são as favoritas para o Copa do Mundo de 2014, mas pensa que a seleção equatoriana pode surpreender e contrariar as estatísticas. “O Equador será uma surpresa nesta Copa aqui no Brasil. Espero que a nossa equipe consiga avançar até as semi-finais. Tenho muita esperança. Decidi conhecer Viamão antes para programar a vinda da minha família no período da Copa”, afirma o equatoriano.
Há dois anos o Hotel Vilaventura, que fica dentro de uma reserva ecológica, prepara-se para receber uma seleção no período da Copa. Um campo de futebol no padrão Fifa já está pronto e outro, sendo preparado. Sessenta quartos serão ocupados pela delegação do Equador no Hotel. Vestiários e uma academia também estão sendo construídos no local. O diretor do hotel, Samuel da Silveira, explica os motivos da escolha da delegação Equatoriana.
“Além da privacidade, a Delegação Equatoriana vai encontrar campos de treino no Padrão Fifa e um clima muito parecido com o Equador”, comemora o responsável.
Além dos empresários, os moradores também estão otimistas em Viamão com a vinda da Seleção Equatoriana. O lojista Lucas Silva espera que a cidade melhore. “Esperamos que aumente a procura pelas vendas. E que venha muitos turistas do Equador para Viamão”, pede o lojista.
O treinador da Seleção Equatoriana, Reinaldo Rueda, destaca a tranquilidade que o Hotel Vila Ventura e Viamão oferecem e pensa que a equipe pode se classificar para as oitavas de final da Copa. “Temos uma equipe muito forte. Vamos brigar para chegar nas fases finais”, afirma o treinador.
O Equador está no Grupo E da Copa do Mundo, ao lado de França, Suíça e Honduras.
Jogos:
- Domingo (15/06) - 13h - Suíça x Equador / Estádio Mané Garrincha (Brasília)
- Sexta-feira (20/06) - 19h - Honduras x Equador / Estádio Arena da Baixada (Curitiba)
- Quarta-feira (25/06) - 17h - Equador x França / Estádio Maracanã (Rio de Janeiro)