O Maracanã está liberado para ser utilizado sem limite de partidas até o início da Copa. A garantia foi dada durante a vistoria técnica na manhã da quinta-feira no Maracanã. Na entrevista coletiva logo após caminhar pelo gramado, o diretor de operações da FIFA, Chris Unger, foi enfático:
- Não podemos interferir, não somos donos do estádio. A CBF e os clubes locais tem autoridade, temos que respeitar. No final de maio, assumimos o comando.-
A notícia foi um alívio, mas de qualquer maneira, existe a preocupação para que não haja exagero, afinal o Engenhão segue fechado e este ano o Rio terá dois representantes na Libertadores (Flamengo e Botafogo) e todos os clássicos devem ocorrer no Maracanã. O estádio será utilizado pela primeira vez em 2014 neste domingo com Flamengo x Audax pelo campeonato carioca. No final de 2013 o gramado sentiu os efeitos da sequência de partidas, por isso a FIFA estará atenta.
- Temos um time de especialistas em gramados, e monitoramos tudo de forma bem detalhada. Três semanas antes do mundial não teremos mais jogos nos estádios da Copa.- completou Unger.
As operações de vistorias técnicas seguem nos próximos dias em Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte e Brasília. A partir de segunda, o secretário-geral da FIFA Jérôme Valcke, em visitas com caráter político estará em São Paulo, Cuiabá e Manaus. No dia 23 estará no Rio para uma reunião geral de avaliação na sede do COL.