O ex-meia Zito teve o privilégio de ser multicampeão pelo Santos e também de estar presente nas históricas conquistas da Copa do Mundo de 1958, na Suécia, e da Copa de 1962, no Chile. Em entrevista à Rádio Gaúcha, o ex-jogador brasileiro relembra as conquistas e acredita que, naquela época, a geração brasileira era mais qualificada.
“A gente lembra com muito carinho dessas tuas Copas, a do Chile e a da Suécia. Em 62, o Pelé estava machucado e o Brasil mostrou que tinha o melhor elenco do mundo. Isso aconteceu por causa dos grandes jogadores que havia na época. Hoje, as seleções estão mais equiparadas. Na nossa época, nós tínhamos os melhores jogadores. Quando juntavam os craques, nós tínhamos um belo time”, relembra Zito.
Em 1962, o Brasil atuou contra o México na primeira fase, a exemplo do que ocorrerá na Copa de 2014. No Chile, a vitória foi brasileira por 2 a 0, com gols de Vavá e Zagallo. “Já conhecíamos muito bem os mexicanos, pois o Santos viajava muito para o Exterior, e principalmente para o México. Então, eu acho que para nós foi relativamente fácil vencer aquele jogo”, relembra Zito.
José Ely de Miranda, o Zito, nasceu em Roseira, interior de São Paulo, dia 8 de agosto de 1932. Foi um dos grandes nomes do Santos nos anos 60 e volante da Seleção Brasileira nas conquistas das Copas do Mundo de 1958 e 1962. Na final do Mundial de 1962, no Chile, o Brasil saiu perdendo por 1 a 0 para a Tchecoslováquia. O empate veio com Amarildo e o gol da virada ocorreu com Zito. Vavá fez o terceiro, selando a vitória brasileira por 3 a 1.
Confira videos do ex-jogador:
Melhores momentos da final da Copa de 1962, Brasil 3 X 1 Tchecoslováquia. Gol de Zito ocorre aos 6min
Reportagem sobre a final da Copa de 1962, Brasil 3 X 1 Tchecoslováquia
Ouça o programa