Quem testemunhou a curta visita de César Cielo ao Grêmio Náutico União, nesta sexta à tarde, pôde ver a seriedade com que se prepara para cair na água hoje, pelo Troféu Open de Natação. O objetivo do multicampeão é sair de Porto Alegre com marca melhor que os 21s32 cravados nos 50m livre do Mundial de Barcelona, tempo recorde no ano e na era pós-maiôs tecnológicos. Para atingi-lo, não poupa cuidados na preparação.
LEIA MAIS:
Nadadores mirins disputam chance de auxiliar Cielo
Cielo desembarcou na manhã de sexta na Capital. No meio da tarde, foi ao clube para um rápido treino. Após cada exercício, orientações e conversas com o técnico norte-americano Scott Goodrich. O foco estava nos primeiros metros da prova, com repetições da largada e das braçadas iniciais do trajeto. O nadador acredita que pode melhorar sua arrancada para bater o próprio tempo.
No tempo limitado em que perambulou nos arredores da piscina, foi abordado por crianças em busca de fotos e autógrafos. Foi simpático, mas fez questão de limitar o assédio em nome do melhor desempenho possível na prova.
- Vamos fazer uma foto de todo mundo junto. Amanhã (sábado) eu atendo a todos. Tenho que guardar as energias pessoal - disse, sorridente, ao posar com os nadadores mirins que auxiliam na organização do evento.
A primeira chance para baixar o tempo de Barcelona será nas eliminatórias, que se iniciam às 9h30min deste sábado. As finais serão disputadas a partir das 17h30min. A entrada é franca.