O Sistema de Pouso por Instrumentos Categoria 2 (ILS2, na sigla em inglês), que ampliará a visibilidade das aeronaves no aeroporto Salgado Filho, deve estar totalmente instalado na metade de dezembro, três meses após a previsão inicial. A intenção era concluir a instalação do ILS2 em setembro, mas houve atraso no processo licitatório. A última previsão da Infraero era de terminar os trabalhos no começo deste mês, mas de acordo com o superintendente regional da estatal, as chuvas dos últimos meses atrapalharam as obras.
De acordo com Carlos Alberto da Silva Souza, o próximo passo é a homologação pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), que deve ocorrer até março de 2014, quando o ILS2 finalmente poderá entrar em operação. Ele garante o equipamento anti-neblina para o período da Copa do Mundo de 2014. "Com certeza, Porto Alegre pode ficar seguro, que para a Copa do Mundo esse equipamento estará operando plenamente", afirmou.
O superintendente também prometeu, para o primeiro semestre de 2014, o lançamento dos editais de licitação para a obra de ampliação da pista do aeroporto Salgado Filho e para a construção do edifício-garagem do terminal.