O duelo que vai confirmar o Uruguai com a 32ª seleção classificada para a Copa do Mundo de 2014 será comandado por um árbitro milionário. Quem apita é Jonas Eriksson, da Suécia. O juiz de 39 anos está no quadro da FIFA desde 2002 e é um dos pré-indicados para o Mundial do ano que vem. Os auxiliares escalados para o confronto entre uruguaios e a Jordânia, às 21h, no estádio Centenário, em Montevidéu, são Mathias Klasenius e Daniel Waernmark.
A curiosidade é que Eriksson praticamente apita futebol por passatempo, uma vez que dinheiro não é a preocupação. Junto com mais dois amigos, o árbitro fundou uma rede de comunicação sueca nos anos 1990. O detalhe é que um grupo multinacional do país fez uma oferta milionária para a compra da empresa, em 2007. Jonas Eriksson, detentor de 15% das ações da companhia, recebeu mais de 6 milhões de euros na transação.
JONAS ERIKSSON
País: Suécia
Idade: 39 anos (FIFA desde 2002)
Currículo: Comandou dois jogos da Euro 2012: Holanda x Alemanha e Grécia x Rússia. Apita partidas da Liga dos Campeões desde 2008 e nos últimos dois anos trabalhou em confrontos das quartas de final da competição (Milan x Barcelona, em 2011). Em 2013, apitou quatro jogos das Eliminatórias Europeias. A exemplo do brasileiro Sandro Meira Ricci, neste ano, esteve no Mundial Sub-20 realizado na Turquia. Está entre os pré-indicado para a Copa de 2014.