A partir desta terça-feira, Istambul recebe as melhores tenistas da temporada para a última competição do ano, o Masters do WTA. O torneio, que reúne as oito primeiras colocadas do ranking, é disputado desde 1972 e já passou por cidades como Doha, Madri, Munique, Oakland, Nova York e Los Angeles.
Neste ano, a número 3 do mundo, Maria Sharapova, não poderá jogar por causa de uma lesão, o que abriu espaço para que a alemã Angelique Kerber, 9ª colocada, entrasse na disputa. As partidas começam às 13h (de Brasília).
As oito tenistas são divididas em duas chaves - o Grupo Vermelho e o Grupo Branco. Elas se enfrentam dentro das próprias chaves, e as duas melhores avançam às semifinais.
GRUPO VERMELHO
Serena Williams
Número 1 do ranking da WTA, Serena completou 32 anos em setembro. Atual campeã do torneio, conquistou o título outras duas vezes (em 2001 e em 2009). Neste ano, Serena ganhou 10 títulos, entre eles, dois Grand Slams: Roland Garros e o Aberto dos Estados Unidos. É a grande favorita.
Agnieszka Radwanska
A polonesa é a atual número 4 do ranking. Foi derrotada por Serena Willians na semifinal do Masters do ano passado. Em 2013, seu melhor resultado em Grand Slam foi a semifinal de Wimbledon - perdeu para a vice-campeã, Sabine Lisicki.
Petra Kvitova
As quartas de final de Wimbledon foram o melhor resultado da checa em Grand Slams nesta temporada. Kvitova foi campeã do Masters do WTA em 2011 e é a atual sexta colocada do ranking.
Angelique Kerber
Número 9 do mundo, a alemã só entrou no torneio porque Maria Sharapova está machucada. Angelique foi campeã do WTA de Linz, na Áustria, nesta temporada.
GRUPO BRANCO
Victoria Azarenka
Segunda colocada no ranking da WTA, Victoria Azarenka nunca venceu o Masters - ela chegou à semifinal no ano passado, mas acabou perdendo para a musa Maria Sharapova. Em 2013, a bielorrussa conquistou o Aberto da Austrália e também foi campeã do Masters de Cincinatti.
Na Li
Número 5 do mundo, a chinesa teve como melhor resultado em 2013 a semifinal do Aberto dos Estados Unidos. Nunca chegou sequer às eliminatórias do Masters.
Sara Errani
A italiana chegou à semifinal em Roland Garros, mas só conseguiu vencer o Aberto de Acapulco, em março. Sétima do mundo, nunca alcançou a fase eliminatória do Masters.
Jelena Jankovic
A sérvia chegou às semifinais por dois anos seguidos em Istambul - 2008 e 2009. Mas não passou disso. Em 2013, o melhor resultado da oitava colocada do ranking foi a conquista do Aberto de Bogotá.
JOGOS DESTA TERÇA-FEIRA
O CANAL BANDSPORTS TRANSMITE A PARTIR DAS 13H
Victoria Azarenka x Sara Errani
Serena Willians x Angelique Kerber
Agnieszka Radwanska x Petra Kvitova