Pelo terceira vez consecutiva, Madri não conseguiu ser a sede dos Jogos Olímpicos. Neste sábado, a capital da Espanha foi eliminada da disputa pela sede de 2020 na primeira rodada de votação, durante a assembleia do Comitê Olímpico Internacional (COI), em Buenos Aires, na Argentina. Seguem na disputa Tóquio, no Japão, e Istambul, na Turquia. O anúncio da vencedora está previsto para ocorrer a partir das 17h (de Brasília).
A capital do Japão mostrou ser a favorita ao liderar a votação, deixando as duas rivais empatadas na segunda posição. Um novo pleito precisou ser realizado para definir a adversária de Tóquio. Derrotada pelo Rio de Janeiro na terceira rodada, na disputa pelos Jogos de 2016, Madri acabou superada por Istambul.
Madri insistiu na tese de que inovou ao apresentar uma candidatura em que 80% das instalações estão prontas. E ressaltou possuir o orçamento mais baixo entre as três candidatas à sede. Mas nada disso serviu para convencer os integrantes do COI. Nem mesmo a presença de integrantes da família real espanhola, como o príncipe das Astúrias e futuro rei da Espanha, Felipe Bourbon.