Num confronto entre Itália e Argentina não costuma haver santos em campo. Mas, hoje no Estádio Olímpico de Roma, não terá faltado inspiração para que as duas seleções se comportem: a preleção da véspera ficou a cargo do Papa Francisco, que recebeu as delegações de no Vaticano. A visita, na Sala Clementina, durou cerca de 15 minutos, e contou com a presença dos jogadores, comissões técnicas e dirigentes de ambas as seleções. Argentino de nascimento, comandando a Igreja do coração da Itália, o Papa preferiu não dizer se torcerá para algum dos times.
- Realmente será um pouco difícil, para mim, torcer. Por sorte, este será um amistoso. Mas que seja realmente assim, hein? Olhem lá - brincou o Santo Padre, lembrando da responsabilidade que a fama traz aos atletas.
De Messi, Francisco, que não irá à partida, ganhou uma camiseta da Argentina autografada por todos os jogadores. O Papa ainda abençoou uma planta de oliveira, símbolo da paz entre os povos, que será plantada amanhã nas cercanias do estádio.
- Foi uma visita especial. Estou orgulhoso de ter estado aqui para ver o Papa Francisco, também porque ele é argentino. O futebol me levou por todo o mundo, em lugares mais incríveis, mas hoje foi de verdade uma jornada especial - disse Messi que, com uma contratura na coxa esquerda, não deve jogar, assim como Balotelli pela Itália, com uma lesão em um dos joelhos.
Itália x Argentina
15h45min - SporTV 2
Clássicos britânico e escandinavo
Dos 46 amistosos programados para hoje, dois clássicos se destacam. Um é o da rivalidade mais antiga do mundo, dois times que disputaram a primeira partida entre seleções, em 1872 : Inglaterra e Escócia, que se enfrentam em Wembley, às 16h (horário de Brasília). Ultimamente, os países vivem instabilidade fora de campo, depois que o governo escocês anunciou referendo político para colocar em questão a independência do país. O amistoso faz parte das festividades pelos 150 anos da Associação de Futebol da Inglaterra. Recuperado de uma lesão no ombro, Rooney deve jogar pelos ingleses. Em Solna, nas cercanias de Estocolmo, Suécia e Noruega fazem o clássico da Escandinávia, no qual a torcida geralmente é mais bonita do que o futebol. Noruegueses e suecos buscam vaga na repescagem das Eliminatórias.
Inglaterra x Escócia
16h - ESPN Brasil
Suécia x Noruega
15h - SporTV3
Sul-Americanos x Europeus
Ainda sob o luto da morte do atacante Chucho Benitez, morto no dia 29 de julho por uma parada cardiorrespiratória, o Equador encara a campeã mundial Espanha em um dos vários duelos entre seleções da América do Sul e da Europa.
Em terceiro lugar nas Eliminatórias, o Equador terá como desfalques o atacante Jefferson Montero, machucado, e o volante Valencia, liberado para o Manchester United. No primeiro jogo depois da Copa das Confederações, a Espanha vai a Guayaquil com seus principais astros, mas o técnico Del Bosque deve usar as seis substituições para testar jovens como Isco Alarcón.
Equador x Espanha
17h - ESPN
Alemanha x Paraguai
15h45min - ESPN +
Eliminatória solitária
Um jogo isolado de Eliminatória será disputado nesta quarta-feira. Depois de dois adiamentos por causa de nevascas em Belfast, a Irlanda do Norte recebe a Rússia. Os russos estão dois pontos e dois jogos atrás de Portugal, líder do Grupo E do classificatório europeu.
15h45min Irlanda do Norte x Rússia