A jovem que encanta os brasileiros. A ponteira Gabi, de 19 anos, foi peça fundamental para a vitória da seleção brasileira feminina de vôlei na manhã desta quinta-feira, diante do Japão, por 3 sets a 0, com parciais de 25-21, 25-22 e 25-17. De quebra, o Brasil assume a liderança da fase final do Grand Prix.
As brasileiras, que desbancaram as norte-americanas na primeira rodada, não temeram as anfitriãs. As japonesas, que também inauguraram a fase final com vitória, diante das italianas, não conseguiram impor o mesmo ritmo de jogo e foram anuladas pela defesa brasileira.
No primeiro set, Yukiko Ebata liderou as donas da casa, e com bons saques, levou o Japão a abrir vantagem no placar. Então, José Roberto Guimarães colocou a experiente Sheilla em quadra, que foi quem comandou a virada brasileira ao lado de Gabi. Com ótimo ataques pelas pontas e pelo fundo, as brasileiras fecharam a primeira parcial.
A história voltou a se repetir no segundo set. A equipe do Japão teve um início arrasador e chegou a abrir 12 a 6 no placar. Zé Roberto foi obrigado a dar uma bronca geral nas atletas, para que o espírito vencedor do primeiro set voltasse em quadra. O "chacoalhão" deu certo. Fernanda Garay se mostrou decisiva, e comandou a virada das brasileiras para a conquista do segundo set.
Comandadas por Gabi, que terminou a partida com 19 pontos, o Brasil mudou de postura no terceiro e último set. A equipe não deu chances para as nipônicas, e com tranquilidade fecharam a partida em 3 sets a 0, garantindo a liderança do Grand Prix.