Quem esperava um duelo equilibrado entre as tricampeãs deste mesmo Grand Prix, as americanas, e as atuais bicampeãs olímpicas, do Brasil, frustrou-se. A Seleção Brasileira se impôs e conseguiu uma fácil vitória na madrugada desta quarta-feira, em duelo realizado em Sapporo, no Japão. O time comandado por José Roberto Guimarães abriu a fase final com uma vitória por 3 sets a 0, com parciais de 25-19, 25-12 e 25-10.
O principal destaque da Seleção foi a ponteira Fernanda Garay. Titular na conquista da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres, no ano passado, Garay foi responsável por 13 pontos da vitória brasileira - maior anotadora do confronto.
Outro ponto a ser ressaltado foi a quantidade de erros cometidos pela seleção ianque. Conhecidas pela regularidade, as norte-americanas entregaram de graça 16 pontos para a Seleção Brasileira durante a disputa.
No primeiro set, o time nacional começou com dificuldades, à medida em que as americanas atuavam com a consistência esperada. No entanto, a passagem de Garay pelo saque trouxe a vantagem brasileira de 10 a 9 para 19 a 10. Deste momento em diante, bastou à equipe administrar a vantagem e fechar a parcial em 25 a 19.
Os dois sets seguintes foram ainda mais tranquilos para a Seleção. Com uma equipe bem distinta da base vice-campeã olímpica em Londres, as americanas seguiram errando muito. O Brasil fez a sua parte e conseguiu dois "passeios": 25 a 12 e 25 a 10.
Com o resultado, a Seleção Brasileira sai na frente na fase final do Grand Prix, com três pontos. O próximo adversário será o Japão, na manhã desta quinta-feira, a partir das 7h10 (horário de Brasília).