O Newell's Old Boys depende só de si para ser campeão argentino do Torneio Final (antigo Clausura). Aliás, a situação é até mais tranquila do que parece. Só que o grito de campeão que poderia sair no domingo foi adiado por conta da goleada do Lanús contra o River, também no domingo, por 5 a 1.
O adversário do Atlético-MG na Libertadores, contudo, tem todas as chances do mundo de colocar uma faixa no peito antes dos encontros decisivos com o Galo, na semifinal da Copa. Com 38 pontos, os Leprosos podem chegar a 41, quando seu rival mais perto, o próprio Lanús, só pode alcançar os mesmo pontos atuais do NOB.
Só que há um grande problema para o Granate conseguir um final de Torneio Final perfeito. O maior obstáculo de todos para o Lanús, e que torna o campeonato do Newell's uma questão de tempo para sua torcida fanática, é que há um jogo adiado da 17ª rodada.
Por conta da morte de um torcedor, o jogo entre Estudiantes e Lanús foi suspenso pelo juiz, quando a equipe de La Plata vencia por 2 a 0, ao fim do primeiro tempo. O confronto foi remarcado para esta quarta-feira. Assim, o time que manda seus jogos na 'Fortaleza' terá de virar o duelo tendo apenas os 45 minutos do segundo tempo.
Com todo este contexto, o Newell's está perto demais do título. Ele disputará uma final argentina contra o Vélez, que venceu o Torneo Inicial no fim do ano passado. Vale lembrar que não há critérios de desempate. Caso NOB e Lanús empatem com 38 pontos, haverá um confronto extra para decidir o campeão.
Enquanto o Atlético-MG está de folga da Copa das Confederações e volta a treinar apenas na sexta-feira que vem, o Newell's joga no domingo, na última rodada do Torneio Final. O Galo pegará o NOB campeão, ao que tudo indica, sendo que o Alvinegro está na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro 2013, nesta parada da competição.