Se depender da estatística, a Seleção Brasileira masculina de vôlei não precisa se preocupar com o adversário desta sexta-feira, às 21h (de Brasília), no Ginásio Torito Rodriguez, em Mendoza (ARG), pela primeira fase da Liga Mundial. Em 25 partidas contra a Argentina sob o comando do técnico Bernardinho, a equipe venceu todas.
Desde 2001, quando assumiu o cargo, o treinador já encarou os argentinos em quatro finais do Sul-Americano, em semifinal da Liga Mundial e nas quartas de final da Olimpíada de Londres-2012. O máximo que a Argentina conseguiu foi levar a disputa para o tie break.
Porém, mesmo com essa larga superioridade nos confrontos, os jogadores evitam falar em jogo fácil contra os hermanos.
- Todo confronto contra a Argentina, seja em que modalidade for, apresenta uma dose de grande rivalidade. Além disso, vamos atuar na casa deles, onde a torcida comparece em peso e pressiona. Mas a forma como jogamos na semana passada na Polônia mostra que estamos em um excelente momento e prontos para encarar qualquer desafio - afirmou o oposto Leandro Vissotto, maior pontuador do Brasil na competição.
No ano passado, a Seleção chegou a ser derrotada pela Argentina, por 3 sets a 2, na semifinal da Copa Pan-Americana. No entanto, a equipe não foi comandada por Bernardinho. O treinador na ocasião foi Leonardo Carvalho. O time principal se preparava para a disputa da Olimpíada de Londres.
Em toda a história do confronto, porém, o Brasil não está invicto. Até hoje, foram 100 partidas, com 84 vitórias para a Seleção e apenas 16 triunfos para os argentinos.
Classificação no Grupo A
A Seleção divide a liderança do Grupo A com a Bulgária. As duas equipes somam cinco pontos, mas os búlgaros levam vantagem no critério de desempate. EUA e Argentina estão logo atrás, com três pontos. Polônia e França seguram a lanterna com apenas um ponto.
As vitórias do Brasil sobre a Argentina com Bernardinho:
Sul-Americano
São seis vitórias, em seis jogos, sendo quatro em finais da competição.
Copa América
São quatro vitórias em quatro jogos.
Copa dos Campeões
Uma vitória em um jogo.
Liga Mundial
São 11 vitórias em 11 jogos, sendo duas na fase final e uma na semifinal.
Copa do Mundo}
Duas vitórias em dois jogos.
Olimpíada de Londres-2012
Vitória nas quartas de final.