A FIFA divulgou, nesta segunda-feira, a lista com dez trios de arbitragem para a Copa das Confederações 2013. No total, 10 árbitros e 20 assistentes estão selecionados. O Brasil não terá representante na competição. Sandro Meira Ricci, que é o pré-indicado do país para a Copa do Mundo, ficou de fora. Quatro equipes são da Europa e os dois representantes sul-americados são do Chile e da Argentina.
O único país que disputará a competição e terá um árbitro representado é o Japão, com Yuichi Nishimura. Isso explica a ausência de nomes de árbitros dos países mais importantes que estarão jogando a Copa das Confederações e provavelmente seja o motivo, por exemplo, pelo qual o Brasil não estará representado no apito. A FIFA optou por profissionais de países que não estarão em campo.
Confira quem é quem na lista divulgada pela FIFA:
* Confederação Asiática de Futebol (AFC):
RAVSHAN IRMATOV (UZBEQUISTÃO): faz parte do quadro da FIFA desde 2003 e trabalhou na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. Esteve no Mundial de Clubes da FIFA de 2008 e apitou a decisão entre Manchester United x LDU. Em 2008, foi eleito o melhor árbitro do continente asiático. Está escalado para a Copa das Confederações junto com os assistentes Abdukhamidullo Rasulov e Bakhadyr Kochkarov.
YUICHI NISHIMURA (JAPÃO): comandou a última partida do Brasil em uma Copa do Mundo. Foi na eliminação contra a Holanda, em 2010, na África do Sul. A trágica derrota por 2 x 1, de virada, foi marcada pela jogada violenta do volante Felipe Melo sobre o meia Robben. O brasileiro foi expulso pelo árbitro japonês, que apresentou algumas fragilidades no jogo. Além da participação em Copa do Mundo, Nishimura também tem uma decisão de Mundial de Clubes da FIFA no retrospecto. Trabalhou na final de 2010 da competição entre Inter de Milão x Mazembe, em Abu Dhabi. Yuichi Nishimura tem 41 anos e está no quadro da FIFA desde 2004. Os assistentes escalados com ele para a Copa das Confederações são Toru Sagara e Toshiyuki Nagi.
* Confederação Africana de Futebol (CAF):
DJAMEL HAIMOUDI (ARGÉLIA): tem 42 anos está no quadro da FIFA desde 2004. Entre os grandes jogos da carreira, apitou a decisão da Copa Africana de Nações 2013, quando a Nigéria derrotou Burkina Faso, por 1 x 0, e garantiu vaga para a Copa das Confederações. Ele está escalado para a competição deste ano junto com os assistentes Redouane Achik e Abdelhak Etchiali.
* CONCACAF (Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe):
JOEL AGUILAR (EL SALVADOR): além de árbitro também trabalha como professor no seu país. Tem 37 anos e está no quadro da FIFA desde 2001. Esteve entre os selecionados para a Copa do Mundo de 2010, mas não comandou nenhum jogo. Na Copa das Confederações de 2013, está escalado com os assistentes Willian Torres Mejia e Juan Francisco Zumba Galan.
* Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL):
DIEGO ABAL (ARGENTINA): apita há duas décadas, mas começou a atuar na primeira divisão do futebol argentino somente em 2006. Está no quadro da FIFA desde 2008. Pode ser considerado um pouco rigoroso para o estilo sul-americano com relação à aplicação de cartões. Chegou a ter problema em um teste físico da FIFA no ano passado, mas conseguiu se recuperar. Aos 41 anos, a Copa das Confederações é uma grande oportunidade para ele confirmar que pode estar no Mundial do ano que vem. Os assistentes escalados são Hernan Maidana e Juan Pablo Belatti.
ENRIQUE OSSES (CHILE): tem 38 anos e está no quadro da FIFA desde 2005. É um árbitro bastante rigoroso. Em 2013, teve alguns problemas técnicos e chegou a estar afastado. Em 2012, apitou a primeira partida da decisão da Libertadores entre Boca Juniors x Corinthians. Teve boa atuação. Porém, também no ano passado, foi o árbitro da final da Copa Sul-Americana entre São Paulo x Tigre-ARG, que terminou no intervalo. Está escalado junto com os assistentes Francisco Mondria Carvajal e Carlos Astroza Cardenas.
* União das Federações Europeias de Futebol (UEFA):
FELIX BRYCH (ALEMANHA): é um árbitro jovem e rigoroso. Se necessário, não economiza cartões. Tem 37 anos e está no quadro da FIFA desde 2007. Tornou-se um profissional de elite da UEFA na temporada 2009-2010. Além de apitar futebol, também trabalha como advogado. Está escalado para ser o quarto árbitro do jogo entre Benfica x Chelsea, decisão da Liga Europa 2013. Os assistentes escalados com ele para a Copa das Confederações são Mark Borsch e Stefan Lupp.
PEDRO PROENÇA (PORTUGAL): nome que pode ser dado como certo na Copa do Mundo de 2014. Natural de Lisboa, Proença foi considerado o melhor árbitro do mundo no ano que passou, segundo levantamento da Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS). Em 2013, apitou o jogo entre Inglaterra x Brasil, que marcou o retorno de Felipão ao comando da Seleção. Tem grandes jogos na carreira, como a decisão da Liga dos Campeões da Europa, em 2012, entre Bayern de Munique x Chelsea (1 x 1 no tempo normal e prorrogação e com vitória do Chelsea nos pênaltis, por 4 x 3), e a final da Eurocopa 2012, entre Espanha x Itália (os espanhois foram campeões com vitória de 4 x 0). Os assistentes portugueses são Bertino Miranda e José Tiago Trigo. Ambos trabalharam com Pedro Proença no confronto Inglaterra x Brasil.
BJORN KUIPERS (HOLANDA): tem 40 anos e está no quadro da FIFA desde 2006. Está escalado para apitar a decisão da Liga Europa 2013 entre Benfica x Chelsea. Comandou o confronto de ida da fase semifinal da Liga dos Campeões da Europa 2013 em que o Borussia Dortmund aplicou uma goleada no Real Madrid, por 4 x 1. Em 2012, trabalhou em duas partidas da Eurocopa. Os assistentes escalados com ele são Sander Van Roekel e Erwin Zeinstra.
HOWARD WEBB (INGLATERRA): foi o árbitro que comandou a decisão da Copa do Mundo 2010, na África do Sul, entre Espanha 1 x 0 Holanda. A carreira de Howard Webb, que também conta com uma final de Liga dos Campeões da Europa, começou na década de 1990, quando ele tinha 19 anos. Depois de avançar degraus dentro do território britânico, ele chegou, em 2005, aos 34 anos, ao quadro da FIFA. Aos 41, está escalado para a Copa das Confederações junto com os assistentes Michael Mullarkey e Darren Cann.
Gaúcha
Quem é quem? Confira quem são os árbitros da Copa das Confederações 2013
Europeus dominam lista, brasileiro fica de fora e representantes sul-americanos são do Chile e da Argentina
Diori Vasconcelos
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project