Os dois confrontos de ida da fase semifinal da Liga dos Campeões da Europa entraram para a história da competição. Muitos poderiam esperar vitórias das equipes alemãs, que jogavam em casa. Porém, as goleadas aplicadas por Bayern de Munique e Borussia Dortmund nos espanhois Barcelona e Real Madrid, respectivamente, surpreenderam a todos. As duas partidas foram comandadas por árbitros pré-indicados para a Copa do Mundo de 2014. Mesmo assim, as polêmicas não foram evitadas.
O confronto entre Bayern x Barcelona teve muita reclamação do time visitante, que aponta irregularidades em três dos quatro gols da derrota por 4 x 0. Os espanhois alegam falta de Dante (no 1º gol), impedimento (no 2º) e falta de Müller (no 3º). Quem apitou a partida repleta de decisões polêmicas foi Viktor Kassai, da Hungria. Ele está no quadro da FIFA desde 2003 e tem jogos importantes na carreira. Trabalhou em partidas de eliminatórias de Copas (2006 e 2010), a decisão dos Jogos Olímpicos de 2008 e a final da Liga dos Campeões de 2011, entre Barcelona x Manchester United. Além disso, Kassai trabalhou em três jogos da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, sendo uma delas a vitória do Brasil sobre a Coreia do Norte, por 2 x 1.
Já o confronto entre Borussia x Real Madrid foi mais calmo, sem reclamações mais fortes do time espanhol, que perdeu por 4 x 1. O árbitro desse jogo foi Bjorn Kuipers, da Holanda. Ele tem 40 anos, está no quadro da FIFA desde 2006. Em 2012, o holandês comandou duas partidas da Eurocopa.
Os assistentes da Holanda, pré-indicados juntamente com o árbitro Bjorn Kuipers para a Copa do Mundo de 2014, são Sander Van Roekel e Erwin Zeinstra. Já a Hungria tem os assistentes Gabor Eros e György Ring formando equipe com o árbitro Viktor Kassai.