De forma heroica, o Málaga conseguiu fazer 2 a 0 em cima do Porto em casa, e garantiu sua vaga nas quartas de final da Liga dos Campeões pela primeira vez. A equipe espanhola ainda teve um gol mal anulado, e jogou o segundo tempo inteiro com um a mais, já que o belga Defour foi expulso. Assim como o conterrâneo Barcelona no dia anterior, o time da Espanha conseguiu a virada, já que tinha perdido a ida por 1 a 0.
A partida começou com o mesmo ritmo da ida, com o Porto tendo total domínio do jogo, posse de bola, e chegava mais. A diferença era que tinha uma armação diferente. Ao invés de ter dois pontas, tinha apenas Varela como atacante pelos lados, e quatro no meio.
O Málaga veio com um pouco mais de vontade do que teve em Portugal. Na verdade, bem mais, já que praticamente não atacou no primeiro jogo. Além da mudança de postura do time espanhol, o juiz italiano ajudou o clube após anular de forma errada um gol de Saviola, alegando falta de Julio Baptista em Helton. Mas logo depois, Isco fez um golaço em chute de fora da área e abriu o placar do jogo.
Na volta para o segundo tempo, tudo ficou ainda melhor para os andaluzes. Defour, que já tinha o amarelo, derrubou Joaquín e foi expulso. E Vítor Pereira tinha acabado de tirar João Moutinho, que levou um pisão no pé no fim de semana e não estava em sua melhor forma física, para colocar James. Depois do cartão vermelho, optou por tirar o atacante Varela para botar o zagueiro Maicon.
O Málaga começou a pressionar muito, teve o domínio do jogo, e o Porto só se defendia, praticamente não fazia nada na frente. Atsu chegou a entrar no lugar de Alex Sandro, mas foi o time da Andaluzia que foi premiado com o gol. Roque Santa Cruz entrou, e depois de quatro minutos em campo, subiu mais que Otamendi em cobrança de escanteio para fazer o segundo.
Para o Porto, fica a esperança de tentar o tri no ano que vem, quando a final será no Estádio da Luz, em Lisboa.
Liga dos Campeões
Málaga vence o Porto por 2 a 0 e está classificado para as quartas de final
Jogando em casa, time espanhol contou com os gols de Isco e Roque Santa Cruz para avançar
GZH faz parte do The Trust Project