Andy Murray será o adversário de Novak Djokovic na final do Aberto da Austrália. Na manhã desta sexta-feira, o britânico venceu Roger Federer em um jogo épico, de cinco sets, e se classificou para a decisão do primeiro Grand Slam da temporada. Murray derrotou Federer por 3 sets a 2, com parciais de 6/4, 6(5)/7, 6/3, 6(2)/7 e 6/2. Murray chega a sua terceira final na Austrália. Nas anteriores, perdeu para Federer, em 2010, e para o próprio Djokovic, em 2011. A decisão começa às 6h30min do próximo domingo.
Murray começou melhor o jogo e quebrou o set de Federer logo no terceiro game. O escocês carregou a vantagem até fechar o set em 6/4. Na segunda parcial, mais equilibrada, Federer igualou o jogo no tie-break: vitória do suíço por 7-5. Murray voltou a ser superior no terceiro set e, com uma quebra, fez 6/3 e voltou à frente no placar.
No quarto set, vencer era obrigação para Federer seguir no jogo e na busca pelo pentacampeonato na Austrália. Murray chegou a sacar para fechar o jogo em 7/5, mas o suíço conseguiu a quebra, levou o set para o tie-break e venceu por 7-2, fechando o set em 7/6 e forçando o quinto set. Na parcial derradeira, Murray impôs seu jogo e não deu chances a Federer. Logo o britânico abriu uma vantagem que seria irreversível. Com um tranquilo 6/2, garantiu a vitória e a vaga na final.