As mais de 4 mil crianças entre 10 e 12 anos que participaram da seletiva da Peneirinha Gillette em Porto Alegre ajudaram o projeto a escrever história. Com os últimos testes no Rio Grande do Sul antes da final estadual, que ocorrerá nos dias 17 e 18 de novembro, também na Capital, a Peneirinha entrou para o Guinness World Records como a maior seleção de atletas entre 10 e 12 anos do mundo.
O responsável pela certificação foi o auditor do Guinness Ralph Hannah, que vive no Equador e percorre toda a América do Sul dando o aval da publicação para os recordes batidos no continente. Hannah esteve nos testes do último sábado, quando recebeu as fichas de inscrição de cerca de 4 mil crianças. Segundo ele, os meninos que se inscreveram no domingo também contarão para o recorde.
- Mesmo que não tenhamos recebido ainda as fichas de inscrição de domingo, já é um recorde - explicou Hannah.
O auditor do Guinness destacou que a organização da Peneirinha Gillette cumpriu com todas as exigências estabelecidas pela publicação para que o projeto entrasse para os recordes mundiais. As fichas que Hannah recebeu contavam com os dados dos participantes e com a assinatura de autorização dos pais ou responsáveis, que, para o Guinness, funciona como uma espécie de comprovação da participação legítima da criança no processo de seleção.
Ao anunciar o recorde, Hannah parabenizou todos os atletas que estavam participando da seletiva:
- Estou muito contente em estar em Porto Alegre. É a primeira vez que venho. É bonito de ver essa garotada apaixonada pelo futebol. É uma paixão mundial. Parabéns aos atletas pelo recorde. Parabéns a todos os envolvidos. É de vocês o título de maior peneira do mundo!
Entrevista com Ralph Hannah, auditor do Guinnesse World Records
Zero Hora - Como você avaliou a Peneirinha Gillette sob o olhar do Guinness World Records?
Ralph Hannah - Foi um evento muito bonito, com mais de 4 mil crianças jogando futebol. É um recorde incrível. Eu estive lá no sábado, quando recebi as fichas de inscrição das crianças, mas sei que tiveram mais meninos que se inscreveram no domingo. Essas fichas também serão enviadas para nós e contarão para o recorde.
ZH - Quando o número final será divulgado e poderá ser considerado um recorde?
Hannah - Nós já consideramos recorde. O Guinness World Records estabeleceu uma meta mínima de 3 mil crianças para esse recorde e a Peneirinha superou em muito essa marca. A gente colocou 3 mil para ser difícil (risos), mas nem foi.
ZH - A Peneirinha cumpriu com todas as exigências do Guinness World Records?
Hannah - O projeto cumpriu totalmente com as regras que nós estabelecemos. Todas as crianças têm suas fichas de inscrição, com assinatura de seus pais e responsáveis, com seus documentos de identificação. E o projeto é muito sério. Eu vi as crianças recebendo orientação profissional, com seus treinadores. Era futebol de verdade.
ZH - Quando a Peneirinha está no livro oficial do Guinness World Records?
Hannah - Só estamos esperando os últimos documentos chegarem para terminarmos a auditoria. Depois, é só imprimir a página do livro!
AS FINAIS
17 e 18 de novembro
Colégio Farroupilha (Rua Carlos Huber, 425 _ bairro Três Figueiras)
Participam os 270 finalistas classificados nas nove seletivas realizadas no Rio Grande do Sul. O resultado será divulgado no final da tarde de domingo. Quatro meninos serão os campeões da Peneirinha Gillette no RS - dois na categoria de 8 e 9 anos e dois na categoria de 10 a 12 anos. Eles ganharão um ano de escolinha de futebol em sua cidade e duas semanas de laboratório em um clube da Europa.