Neymar estava na lista de 23 finalistas, mas acabou de fora do trio que concorre à Bola de Ouro 2012: Cristiano Ronaldo, Iniesta e Messi. O brasileiro, porém, ainda poderá ser premiado em Zurique, no dia 7 de janeiro, na categoria de gol mais bonito, com o gol feito justamente contra o Inter, pela Libertadores, em uma arrancada sensacional.
No Anhembi, em São Paulo, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, presidiu o anúncio da lista. Mais cedo, a jornalistas, comentou ser mais difícil que Neymar entre na lista dos três melhores por jogar no Brasil.
- É difícil porque as atenções do futebol estão mais voltadas para a Europa, onde estão os melhores jogadores. Infelizmente, é uma questão econômica - afirmou Blatter.
Ronaldo Nazário, presente no anúncio, disse que, para Neymar chegar à lista dos três, tem de jogar no futebol europeu:
- Ou arrebentar em 2014, quando o mundo vai estar vendo. Nós sabemos que ele merece estar na lista dos melhores, mas o mundo não conhece o Neymar. O caminho mais curto é jogar num grande clube da Europa.
Ronaldo, que aposta em Messi para ganhar novamente, disse que a ausência de brasileiros mostra a entressafra do futebol no país:
- Talvez o Brasil viva o pior momento de sua história em termos de talentos. É um momento de reflexão para o futebol brasileiro, que, para voltar a ser protagonista no mundo, há muito trabalho pela frente.
Marta é nomeada novamente
Dona de cinco bolas de ouro, a brasileira Marta está, de novo, no páreo. A atacante concorre com as americanas Alex Morgan e Abby Wambach, campeãs olímpicas de 2012.
Os nomeados:
Bola de Ouro
Cristiano Ronaldo (Portugal)
Andrés Iniesta (Espanha)
Lionel Messi (Argentina)
Jogadora do Ano
Marta (Brasil)
Alex Morgan (EUA)
Abby Wambach (EUA)
Técnicos
Masculino
Vicente Del Bosque (Espanha)
Pep Guardiola (Espanha)
José Mourinho (Portugal)
Feminino
Bruno Bini (França)
Norio Sasaki (Japão)
Pia Sundhage (EUA)
Prêmio Puskas (gol mais bonito)
Miroslav Stoch (Eslováquia)
Falcão Garcia (Colômbia)
Neymar (Brasil)