Quando um menino sonha em ser jogador de futebol, esse sonho não é só dele. Toda a família sonha junto. E o apoio desde cedo é um dos fatores que influencia diretamente a busca desse objetivo. Na Peneirinha Gillette, a presença dos pais é fundamental não só para dar o empurrão na hora do desafio, mas também para confortar os pequenos.
- Os pais devem mostrar interesse em participar deste momento da vida da criança. Não criticar e nem superproteger os filhos ajuda a criança a criar confiança na sua atitude e manifestar seu dom, o que acaba a levando para a frente - explica a psicóloga Vanessa Bender.
Todo o acompanhamento familiar é fundamental para dar segurança à criança, segundo Vanessa. Os país são figuras de papel decisivo na construção da aprendizagem social e emocional dos filhos. Por isso, quem vai enfrentar os testes da Peneirinha Gillette pode aproveitar para organizar a família e levar a torcida:
- Quando se trata de uma competição, um processo seletivo, a relação entre pais e filhos vai exercer influência no rendimento da criança. Acompanhar o filho no processo de escolha já influencia de maneira positiva - explica a psicóloga.
Essa força que vem da família certamente é reconhecida pelos garotos. Muitos sonham em compensar o apoio que recebem hoje dos pais, na busca pela carreira como jogadores de futebol, com auxílio financeiros mais tarde, quando forem atletas de sucesso. É o caso de Ilson Ezequiel Moreira, de 11 anos. O menino vai participar da peneira em Porto Alegre neste final de semana e quer ser um grande jogador para ajudar a família.
- Essa vai ser a primeira peneira. Espero que eu consiga passar pelo menos da 1ª fase. O meu sonho é ajudar os meus pais. Mandaria dinheiro para eles todos os meses - conta o menino, que completa 12 anos no domingo.
O plano do pequeno zagueiro é jogar primeiro em um time de São Paulo, ao lado de craques como Neymar. Enquanto esse dia não chega, resta para Ilson Ezequiel treinar muito e equilibrar o futebol com os estudos. O primeiro passo ele já vai dar, na seletiva deste final de semana. A Peneirinha Gillette tem o patrocínio da P&G por meio das marcas Desodorante Gillette, Ariel, Gillette Mach 3 e Prestobarba 3. Realização do Grupo RBS.
COMO PARTICIPAR
Quem ainda quiser participar, pode ir até o local do teste hoje (até as 14h) e amanhã das 7h às 10h e fazer a inscrição na hora:
_ Porto Alegre: Escolinha do Grêmio _ Avenida Diário de Notícias, 915, bairro Cristal.
_ Os garotos participantes e seus acompanhantes poderão usar o estacionamento do BarraShopping Sul a partir das 6h de sábado e domingo. A entrada deve ser pelos portões da Avenida Diário de Notícias.
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA
_ Documento de identificação (com foto) ou certidão de nascimento;
_ Comprovante de matrícula e frequência escolar;
_ Assinatura do responsável (acompanhante maior de 18 anos, que não precisa, necessariamente, ser o
pai ou a mãe).
* Cada candidato deve estar acompanhado de seu responsável nos dois dias de seletiva. A organização da Peneirinha Gillette não fornecerá ajuda de custo para as despesas do candidato durante o período de seleção.
FINAIS
Nos dias 17 e 18 de novembro, Porto Alegre recebe a final gaúcha do projeto, com os meninos classificados nas seletivas realizadas pelo Rio Grande do Sul desde 8 de setembro. A final será no Colégio Farroupilha (Rua Carlos Huber, 425, bairro Três Figueiras).
Para conhecer os finalistas, acesse o site da Peneirinha Gillette, no www.peneirinhagillette.com.br