Com mais quatro medalhas de ouro obtidas neste sábado, o Brasil garantiu o melhor resultado da sua história em Jogos Paralímpicos.
O nadador Daniel Dias, que ontem já havia se tornado o maior medalhista paraolímpico brasileiro quando conquistou a quinta medalha de ouro em Londres, aumentou sua coleção hoje, ao faturar a sexta dourada na prova dos 100 m nado livre, categoria S5. Com cinco segundos de folga, o brasileiro terminou a prova na primeira colocação (01m09s32), à frente do americano Roy Perkins (01m14s78), e do espanhol Sebastian Rodriguez (01min15s70). Em duas participações em Paraolimpíada, Daniel Dias soma 15 premiações (dez ouros) e superou o nadador Clodoaldo Silva e a corredora cega Adria Santos, ambos com 13 medalhas.
Comandados pelo nadador Daniel Dias, que neste sábado ganhou sua quinta medalha de ouro na prova dos 100 m nado livre, categoria S5 (somando sua 15ª premiação nos Jogos, sendo 10 delas de ouro), os atletas brasileiros já conquistaram 19 medalhas douradas em Londres, superando os 16 ouros obtidos em Pequim, em 2008.
Além de Daniel, neste sábado os brasileiros garantiram medalhas de ouro no futebol, no atletistmo e na bocha. No futebol de cinco para cegos, o Brasil venceu a França por 2 a 0 no jogo final, conquistando seu terceiro título consecutivo na modalidade. No atletismo, Shirlene Coelho, além do ouro, ainda quebrou o recorde mundial ao vencer a prova no arremesso de dardo.
As duas outras medalhas vieram na bocha. Maciel Sousa Santos venceu o chinês Zhiqiang Yan, por 8 a 0, pela classe BC2, e ficou com o ouro, enquanto Eliseu dos Santos levou o bronze na bocha individual da classe BC4.
Superação
Com mais quatro ouros, Brasil tem seu melhor desempenho em Paralimpíadas
Atletas brasileiros garantiram mais cinco pódios neste sábado, nos Jogos de Londres
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: