Em duelo muito equilibrado, o brasileiro Yamaguchi Falcão derrotou, neste sábado, o chinês Fanlong Meng, em luta válida pelas oitavas de final da categoria meio-pesado (até 81 kg) e está a uma vitória de garantir, pelo menos, a medalha de bronze.
A luta terminou empatada em 17 a 17, e a decisão ficou por conta dos critérios de desempate. O brasileiro levou a melhor no primeiro critério, que é excluir a pontuação dois juízes que deram a maior e a menor pontuações.
- Foi uma luta difícil, mas me preparei para o chinês. A torcida me ajudou bastante. Assim como o Claudio (Aires, técnico) que me deu um puxão de orelhas no intervalo do segundo para o terceiro round. Até agradeci a ele. Só faltou ele me bater. Agora, é pensar no cubano. Em confrontos está 2 a 1 para ele, mas ele me respeita e vamos em busca da medalha - afirmou Yamaguchi.
No primeiro round, Yamaguchi tomou a iniciativa, mas teve dificuldades com a postura de Meng e perdeu por 6 a 5. No segundo round, o brasileiro teve dificuldades com a boa defesa do chinês, mas mesmo assim conseguiu pontuar mais e venceu, também por 6 a 5, empatando o duelo. O terceiro round se manteve parelho, Yamaguchi manteve sua agilidade e tentou partir para cima do chinês, mas também foi golpeado e o período terminou em 6 a 6.
Nas quartas de final, o brasileiro vai encarar o cubano Julio la Cruz Peraza, atual campeão mundial da categoria, que venceu Ihab Almatbouli, da Jordânia, por 25 a 8.