Histórico! O escocês Andy Murray (4º do ranking mundial) passou por cima de Roger Federer (número um do mundo) na final do torneio de simples de tênis dos Jogos Olímpicos de Londres, ficou com o ouro e quebrou dois jejuns britânicos. O jogo foi realizado neste domingo, no All England Lawn Club (ING) e terminou em 3 sets a 0, com parciais de 6-2, 6-1 e 6-4 para Murray.
O primeiro jejum quebrado por Murray foi o de ouros olímpicos britânicos no tênis individual. Desde 1908, com Josiah Ritchie, eles não sabiam o que era título em Olimpíadas. Como o torneio de tênis dos Jogos de Londres-2012 foi realizado no complexo de Wimbledon, o escocês teve a chance de bater outra marca negativa. Um tenista do Reino Unido não ganhava em casa desde 1936, quando Fred Perry chegou ao tri campeonato do Grand Slam inglês.
Andy Murray ainda lutará mais um ouro neste domingo. Ele jogará, ao lado de Laura Robson a final de duplas mistas contra Max Mirnyi e Victoria Azarenka, da Bielorrússia.
O JOGO
Obviamente apoiado pela torcida, Murray abriu o jogo após um winner. Federer, logo em seguida empatou a parcial sem problemas. Depois de uma quebra o britânico cravou 4-2 no placar, fato que levantou a plateia do All England Lawn Club. Após um game que esteve em 40-40, o tenista da casa, com um ace, confirmou 5-2. Explorando o lado esquerdo do suíço, Murray quebrou o rival e fechou o segundo set em 6-2.
Murray abriu também o segundo set. Em um game tranquilo, o britânico, em uma bola caprichosamente ainda bateu na rede, ele confirmou 2-0. Em um hally de tirar o fôlego, Murray marcou 40-30 no terceiro game. Esse terceiro game teve seis break points para o suíço, mas acabou com o britânico que anotou 3-0. Murray joga muito e bate Federer em longa troca de bolas para garantir 4-0 no placar. Com um erro do número um do mundo, o britânico confirmou um inacreditável 5-0. Com categoria Federer diminuiu para 5-1. Mas, ele errou em seguida e Murray confirmou em 6-1.
Com uma sequência de aces, o suíço abriu o terceiro set em 1-0. Murray estava melhor. Superior em todos os fundamentos, o escocês abriu 3-2. Seguindo melhor no jogo, o britânico chegou a 5-4. Com ace ele garantiu 6-4 e confirmou o título olímpico.