A Rússia justificou nesta sexta-feira a sua condição de equipe favorita do Grupo A da Euro-2012 e goleou a República Checa por 4 a 1, em Wroclaw. Triunfo que já deixa os russos na liderança de sua chave. Além da goleada, cabe ressaltar que durante a partida não foi mostrado nenhum cartão pelo árbitro inglês Howard Webb.
Assim como o amistoso contra a Itália, quando venceu a Azzurra por 3 a 0, a Rússia apresentou um jogo de bom toque de bola. O camisa dez Arshavin deixou seus companheiros mais de uma vez na cara do gol, e os russos só não conseguiram uma goleada por falhas incríveis de finalização de seus atacantes.
Os russos foram para o vestiário com a vantagem de 2 a 0. Depois de sofrerem uma pressão inicial dos tchecos, a Rússia saiu na frente aos 14 minutos, quando Dzagoev acertou belo chute de primeira depois que Kerzhakov cabeceou na trave.
O gol empolgou a seleção russa, que ampliou aos 23 minutos. Arshavin começou a demonstrar seu festival de passes precisos e encontrou Shirokov dentro da área. Como elemento surpresa, o meia tocou na saída de Cech.
Se a intenção do técnico Dick Advocaat é fazer um time que jogue no estilo da Laranja Mecânica holandesa dos anos 70, ele chegou perto. Pois a posse de bola é a principal arma desta seleção da Rússia.
A República Checa ainda cresceu no início do segundo tempo e conseguiu diminuir. Aos seis minutos descontou quando Pilar driblou Malafeev e marcou. Porém a Rússia continuou mandando na partida. Kerzhakov não cansava de perder gols, desperdiçou três grandes chances após passes açucarados de Arshavin.
A paciência de Advocaat se esgotou e entrou Pavlyuchenko no lugar de Kerzhakov. Na primeira participação do atacante, ele deixou Dzagoev em condição de marcar o terceiro gol russo. Nocauteado, o time checo sofreu o quarto. Pavlyuchenko acertou uma bomba no bico da grande área e acertou o ângulo direito de Cech. Golaço.
Os empolgados russos terão agora na próxima terça-feira pela frente a Polônia, seleção anfitriã. Já a República Checa enfrentará a Grécia com obrigação de vencer.