A partida de abertura da Eurocopa 2012, nesta sexta-feira no Estádio Nacional de Varsóvia, foi dramática. Com direito a expulsão do goleiro da seleção da casa e pênalti defendido pelo goleiro reserva. No fim, a Polônia acabou empatando em 1 a 1 com a Grécia.
A torcida polonesa, que lotou o estádio, até chegou a sonhar com uma vitória. Afinal sua seleção jogou melhor no primeiro tempo e com mais posse de bola dominou as ações da partida. Chegava facilmente à área grega, embora o time helênico se postasse com quase todos os seus jogadores à frente da área.
As melhores jogadas dos poloneses eram criadas pelo lado direito. Piszczek conseguia boas arrancadas e em uma delas Lewandowski acertou uma bela cabeçada aos 17 minutos para abrir o placar.
Tudo parecia favorável para a Polônia, ainda mais após a expulsão equivocada do zagueiro grego Papastathopoulos. O defensor, que já tinha cartão amarelo recebeu a segunda advertência por falta sobre Murawski. Porém, o jogador polonês apenas escorregou no lance.
Com um homem a menos em campo, poucos poderiam apostar que a Grécia pudesse se abrir e partir para o ataque. Pois foi justamente isso que aconteceu no segundo tempo.
Pressionando a Polônia, os gregos conseguiram criar boas oportunidades e empurraram a seleção da casa para seu campo defensivo. A retomada de bola e saída nos contra-ataques funcionavam com mais perigo.
Logo aos cinco minutos, Torissidis avançou pela direita e cruzou. O goleiro Szczesny saiu mal, a bola sobrou com Salpingidis, que havia entrado no intervalo, e o atacante não perdoou. A partida estava empatada.
O mesmo Salpingidis seria protagonista do lance capital da partida. O atacante recebeu sozinho lançamento dentro da área, e foi derrubado pelo goleiro Szczesny. Pênalti marcado e o arqueiro polonês expulso.
O técnico Franciszek Smuda foi obrigado a colocar o goleiro reserva Tyton. O meia Karagounis foi para a cobrança e o arqueiro que acabara de entrar virou o herói polonês ao defender o pênalti. Abatido, o time da Grécia não criou mais nada e se pôs a defender. A Polônia, por sua vez, não conseguia criar mais tantas chances e o jogo se conduziu para o empate.
Na segunda rodada do Grupo A, na próxima terça-feira, a Polônia enfrentará a Rússia enquanto que a Grécia pega a República Tcheca.
FICHA TÉCNICA
POLÔNIA 1 x 1 GRÉCIA
Local: Estádio Nacional, Varsóvia (POL)
Data-Hora: 08/6/2012 - 13h (de Brasília)
Árbitro: Carlo Velasco Carballo (ESP)
Auxiliares: Roberto Alonso Fernández (ESP) e Juan Carlos Yuste (ESP)
Cartão amarelo: Papastathopoulos (GRE), Karagounis (GRE)
Cartão vermelho: Papastathopoulos (GRE), Szczesny (POL)
Gols: Lewandowski 17'/1ºT (1-0), Salpingidis 5'/2ºT (1-1)
POLÔNIA: Szczesny, Piszczek, Wasilewski, Perquis e Boenisch; Murawski, Polanski, Blaszczykowski, Rybus (Tyton 25'/2ºT) e Obraniak; Lewandowski - Técnico: Franciszek Smuda.
GRÉCIA: Chalkias, Torossidis, Papastathopoulos, Avraam Papadopoulos (Kyriakos Papadopoulos 35'/1ºT) e Holebas; Katsouranis, Maniatis e Karagounis; Ninis (Salpingidis, intervalo), Gekas e Samaras - Técnico: Fernando Santos.