A AFA (Associação do Futebol Argentino) aprovou na noite desta terça-feira a mudança no formato do Campeonato Argentino para a próxima temporada. A transformação mais impactante é que a temporada do futebol hermano não terá mais dois campeões, como era tradição desde 1991/92. Haverá um só campeão, que sairá de uma final disputada entre os vencedores dos torneios Apertura e Clausura. Estes torneios, por sua vez, passarão a ser chamados de Inicial e Final. A decisão do campeonato seria disputada em uma só partida, em campo neutro.
Este formato já foi adotado uma vez, na temporada 1990/91. Na ocasião, a final foi disputada em dois jogos entre Boca Juniors e Newell's Old Boys. O clube de Rosário acabou conquistando o Campeonato Argentino naquela ocasião.
Quanto ao rebaixamento, continuará havendo a média de pontos das três últimas temporadas para definir os clubes que descerão para a B Nacional. Só que agora as três equipes com pior média cairão diretamente. Não haverá mais a repescagem envolvendo dois times da Primeira Divisão com o terceiro e quarto colocado da Segunda, a chamada "Promoción". Subirão automaticamente os três primeiros colocados do torneio de acesso.
O novo torneio começará no próximo mês de agosto, e continuará seguindo o calendário europeu. A decisão está prevista para ocorrer em meados de 2013. Se classificarão para a Libertadores de 2014 o campeão e o vice-campeão do Argentino, o time que obtiver a melhor pontuação nos dois torneios e que não estiver envolvido na final, o campeão da Copa Argentina (a copa nacional do país) e o clube argentino mais bem colocado na Copa Sul-Americana de 2013.