O Olimpia recebe o Flamengo, às 22h desta quarta-feira, no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção, capital do Paraguai. O duelo é válido pela quarta rodada do Grupo 2 da Copa Santander Libertadores e pode deixar o vencedor na liderança da chave.
Se vencer, o Flamengo assume a primeira posição, com oito pontos, um a mais que o Lanús, atual líder. Se o time da casa conseguir uma vitória por três gols de vantagem, chegará aos sete pontos e ultrapassará o time argentino por alcançar um maior saldo de gols.
O uruguaio Gerardo Pelusso, técnico do Olimpia, tem uma dúvida para o duelo contra o time carioca: o parceiro de Pablo Zeballos no ataque. O treinador ainda não decidiu se manda a campo o argentino Maxi Biancucchi, ex-jogador do Flamengo, ou Luis Caballero. Pelas boas atuações nas últimas partidas, Biancucchi deve ser o escolhido.
Envolvido em uma polêmica com Joel Santana, criada pelo jornal La Nación, que acusou o técnico flamenguista de afirmar que o time paraguaio tinha conseguido o resultado da última partida por sorte, e que o resultado da revanche seria diferente, Pelusso parece ter se ofendido. Em resposta às supostas declarações de Joel, o técnico disparou:
- O que diz o Santana para mim não existe. Não é nenhuma referência para mim porque minha preocupação é o Olimpia e ele não joga aqui. Tenho referências muito mais importantes.
O empate por 3 a 3, no último dia 15, no Engenhão, entre os adversários, teve um gosto de derrota para o Flamengo. O Rubro-Negro chegou a abrir 3 a 0 no placar e permitiu a reação do time paraguaio. O objetivo do técnico Joel Santana é recuperar, na casa do adversário, os pontos desperdiçados no Rio de Janeiro. Para isso, terá à disposição todos os jogadores considerados titulares atualmente.
No treino desta terça-feira, realizado no centro de treinamento do Libertad (PAR), Joel Santana deu ênfase aos cruzamentos para a área e finalizações, indicando que deve ter como uma de suas principais armas o avanço dos laterais.
Apesar de não revelar a escalação de seu time, Joel deu uma pista, durante o treino desta terça, de que deverá optar pelo argentino Darío Bottinelli para uma das vagas do meio-campo, setor que tem causado mais dúvidas ao treinador.
A indicação foi dada quando, após o término do recreativo desta manhã, Joel reuniu rapidamente 11 jogadores para orientações. Bottinelli estava no grupo, junto aos titulares habituais.
Precisando lidar com uma polêmica criada por jornalistas paraguaios, que lhe atribuíram declarações tomadas como desrespeitosas pelos paraguaios, Joel afirmou que nunca disse as palavras que lhe são atribuídas.
- Nada a declarar, nada a dizer. Primeiro que não falei isso, vocês estavam lá. Jamais vou entrar em picuinha, não vai adiantar nada. Não vamos chegar a lugar nenhum. Agora, se ele diz que não me conhece, tem que ler um pouco mais - afirmou Joel, aproveitando para alfinetar Gerardo Pelusso, técnico do Olimpia.
Procurando deixar as polêmicas de lado, o técnico do Fla prometeu um time ofensivo, encarando o adversário, sem medo, no temido Defensores del Chaco.
- Não adianta chegar aqui e jogar uma partida medrosa e sem encarar o adversário. Não vai adiantar nada. Espero que possamos jogar um grande futebol, como foi no outro jogo e, principalmente, com personalidade - concluiu Joel Santana.
Libertadores
Olimpia e Flamengo duelam no Paraguai pelo topo do Grupo 2 da Libertadores
Com troca de farpas entre os treinadores, time do Rio busca recuperar pontos perdidos no Engenhão
GZH faz parte do The Trust Project