O volante congolês Fabrice Muamba, do Bolton, que desmaiou em campo neste sábado, durante uma partida válida pelas quartas de final da Copa Inglesa contra o Tottenham, encontra-se em estado crítico, informaram seu clube e o hospital de Londres para aonde ele foi levado após ter sido atendido no gramado.
- O Bolton Wanderers pode confirmar que Fabrice Muamba foi internado centro de atendimento de emergências cardíacas do London Chest Hospital, onde ele se encontra em situação crítica, e recebe cuidados intensivos - informou o clube do jogador em um comunicado.
- Nenhuma outra informação será divulgada no momento. O clube e o hospital pedem para que a mídia e o público respeitem a privacidade da família - completa o comunicado.
O jogador, nascido em Kinshasa há 23 anos e naturalizado inglês, caiu no gramado do estádio de White Hart Lane sem ter qualquer jogador ao seu lado, no fim do primeiro tempo. Vários socorristas tentaram reanimar o atleta, que atuou na seleção sub 21 da Inglaterra, antes de ele ser retirado de campo e levado ao hospital.
A partida foi interrompida por alguns minutos, antes de ser definitivamente suspensa pelo árbitro Howard Webb. Ambas as equipes estavam empatadas em 1 a 1. Vários jogadores das duas equipes choravam diante da gravidade da situação e os torcedores gritavam, em coro, o nome de Muamba, enquanto ele era atendido.
- Estou rezando por você. Espero que tudo corra bem. Meus pensamentos estão com ele e com sua família - escreveu no Twitter seu colega de equipe, Stuart Holden, assustado antes da notícia tranquilizadora do hospital.
O ex-jogador do Liverpool John Barnes, comentarista da ESPN, percebeu imediatamente a gravidade da situação.
- Em vista da reação dos jogadores das duas equipes, parece que a coisa é bastante séria - afirmou.
O ex-técnico inglês Kevin Keegan, que também comentava a partida, não conseguia esconder a preocupação.
- Jermain Defoe (atacante do Tottenham) parecia destruído. Os torcedores estão em choque. Nunca tinha visto algo assim em um campo de futebol. Nosso coração está com sua família - declarou.
Vários jogadores ingleses também demonstraram preocupação em um primeiro momento, com o zagueiro do Manchester United, Rio Ferdinand.
- Vamos, Fabrice Muamba! Estou rezando por você - escreveu nas redes sociais.
O meia do Arsenal, Jack Wilshere, que jogou com Muamba como "emprestado" para o Bolton, também se expressou neste sentido.
- Espero que Muamba esteja bem. Meus pensamentos estão com ele - afirmou.
O técnico do Bolton, Owen Coyle, e o capitão da equipe, Kevin Davies, teriam ido ao hospital para tomar conhecimento do estado de saúde de Muamba.
As quartas de final da Copa inglesa continuam no domingo com a partida entre o Chelsea e o "segundo colocado" Leicester, e o confronto entre Liverpool e Stoke.