O Brasil será o representante sul-americano na Copa do Mundo de Match Race, que acontecerá em setembro nos Estados Unidos. O comandante Henrique Haddad na divisão Open e Juliana Senfft na feminina conquistaram a classificação na seletiva regional da Nations Cup, realizada de quinta-feira até esse sábado no Veleiros do Sul, em Porto Alegre. Eles derrotaram a Argentina e Peru na rodada final, disputada em série de melhor de cinco regatas.
Na divisão Open, Haddad derrotou o argentino Juan Grimaldi por 3 a 2 . O brasileiro teve um começo nervoso na final, perdeu a primeira regata e sofreu penalidades em dois matches da série. Mas conseguiu "entrar" na disputa e se recuperou.
Na regata decisiva o argentino era o líder, mas tinha um pênalti. Ele conseguiu pagar o 360º no segundo contravento e se manteve à frente. No entanto, logo depois da montagem da bóia Haddad conseguiu tomar a dianteira na perna de popa e não deixou o adversário ultrapassá-lo. Os dois barcos vieram tão próximos que a vitória foi decidida por bico de proa.
- Grimaldi e eu já nos conhecemos de vários campeonatos. O round robin foi mais tranqüilo, mas na final tivemos dificuldades. Acho que foi excesso de confiança, deveríamos ter sido mais conservadores desde o início. Quando deixamos a ousadia de lado, tudo melhorou. Match race é assim, decisões rápidas e erros acontecem - diz Haddad.
Classificação final da Seletiva
Divisão Open
1º Henrique Haddad, Mario Trindade e Victor Demaison (BRA)
2º Juan Grimaldi, Francisco Van Avermaete e Rafael De Martis (ARG)
3º Daniel Mendoza, Giancarlo Polar e Wilfredo Lafosse (PER)
Divisão Mulheres
1º Juliana Senfft, Gabriela Nicolino e Daniela Adler (BRA)
2º Tania Zimmermann, Nathalie Zimmermann e Jimena Gaviño (PER)
3º Martina Silva, Ana Lucia Silva e Trinidad Silva (ARG)